Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Máquina de lavar: também precisa ser limpa, aprenda como fazer

máquina de lavar limpeza
Compartilhe esse post:

Para uma boa conservação da máquina de lavar, bem como, para a própria higiene do eletrodoméstico, ela também precisa de limpeza, sabia disso? Com o tempo, a máquina de lavar vai acumulando resíduos, vai juntando crostas, pelos, calcário e geralmente começa a soltar nas roupas posteriormente. Portanto, sim, a sua máquina de lavar precisa ser limpa pelo menos uma vez por mês. Isso não apenas vai aumentar o tempo de vida dela, mas vai manter os ciclos de lavagem mais limpos. Todavia, certamente, você se perguntará como limpo a máquina de lavar?

Leia também >> Aspirina na máquina de lavar, dica maravilhosa!

Leia também >> 3 segredos de lavanderia para deixar suas roupas brancas e novas

Pois bem, hoje vamos te ensinar alguns truques que ajudam na limpeza da máquina e que aumentam o tempo de vida dela. Tudo que você precisa fazer é ficar ligado nas informações e ir anotando para posteriormente, fazer na sua casa. Não é difícil mantê-la limpa, bastam apenas alguns cuidados e truques para uma boa conservação do seu eletrodoméstico e limpeza dela. Como citado anteriormente, a máquina acumula resíduos, fiapos, porque nem tudo o filtro consegue capturar, e o pior acumula limo e crostas amarelas proveniente do ferro e do calcário presente na água que usamos.

Você já observou que as vezes a gente vai estender as roupas e elas saem da máquina com pontos pretos ou brancos? Até parece que não foi limpa, já aconteceu com você isso? Pois então, isso é sujeira acumulada dentro da máquina e que precisa ser limpa. O correto é limpar a cada lavagem, mas nem sempre temos tempo para isso. Portanto, limpar uma vez por mês como se deve, á a solução mais adequada e que permite que ela não solte essas sujeiras nas roupas ao final da lavagem.

máquina de lavar como limpar

Como limpar a máquina de lavar?

Para uma limpeza pesada e mensal, recomendamos o seguinte processo:

Coloque no cesto da máquina água quente ou fria até o limite permitido. Em seguida, adicione um litro de alvejante ou outros produtos de limpeza do seu agrado, todavia, o melhor é água sanitária ou o cloro. Posteriormente, agite a máquina de lavar por 5 minutos. Em seguida, deixe repousar a mistura da água com alvejante por uma hora. Depois, continue o ciclo de lavagem e centrifugação normal como de costume. Atenção: com a máquina de lavar vazia, não pode por roupas, apenas água e produto de limpeza.

Quando a máquina parar de trabalhar na lavagem, encha a lavadora com água quente. Adicione 1 litro de vinagre de álcool e repita todo o processo novamente. A saber, com essa mesma mistura de vinagre e água, limpe toda a superfície externa da máquina de lavar roupa, inclusive as áreas mais difíceis. Isso permite que seja removido o limo, o excesso de sabão e de amaciante, evitando assim, que as roupas saiam da máquina de lavar com aqueles pontinhos pretos e brancos.

Limpar com bicarbonato de sódio

Pressione o botão da máquina de lavar para o nível alto de água, outrossim, escolha o ciclo longo. Deixe a sua máquina de lavar encher por completo. Em seguida, quando a máquina começar a funcionar, despeje 1 litro de vinagre de álcool. Deixe o eletrônico funcionar por alguns minutos e aperte o botão de “pausa” por 30 minutos. Posteriormente, após esse período, adicione uma xícara de chá de bicarbonato de sódio e deixe o composto agir por meia hora.

Para finalizar essa limpeza, faça uma pasta com duas colheres de vinagre e uma colher de bicarbonato para limpar a máquina pelo lado de fora, principalmente nos cantinhos mais difíceis com a ajuda de utensílios de lavanderia. Fica tudo branquinho e bem limpo. Posteriormente, ligue a máquina de lavar novamente e finalize o ciclo que estava parado no molho de vinagre e bicarbonato de sódio.

Limpeza diária e preventiva

Para não acumular sujeira e manter a máquina de lavar sempre limpa, crie o hábito de adicionar 200 ml de vinagre de álcool a cada ciclo de lavagem. A saber, o vinagre deixa as roupas sem cheiro, macias e reforça a cor dos indumentos inclusive. Bem como, previne que se acumule no interior da máquina sujeiras, limo, fiapos, calcário e outros resíduos. Adicionar o vinagre a cada ciclo de lavagem é muito eficaz e positivo, seja para a saúde do seu eletrodoméstico quanto para a durabilidade das suas roupas.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.