Leia também >> Sangramentos, diarreia, perda de peso repentina, cuidado, são sinais de câncer
Leia também >> 5 sinais precoces de câncer no pâncreas
1. Verifique se há células cancerosas nos nódulos (caroços no pescoço)
Nódulos no pescoço em direção às costas pode significar câncer nasofaríngeo (NPC) que se espalha para os gânglios linfáticos no pescoço. Esses caroços geralmente não aparesentam dor, todavia, temos que procurar um médico. Outros sintomas de NPC podem incluir deficiência auditiva, obstruções nasais e hemorragias nasais, visão turva, dor facial ou dormência e dores de cabeça. Mesmo se você não tiver sintomas, exceto nódulos no pescoço, agende uma visita ao médico para excluir os casos mais graves.
Nódulos atrás das orelhas também podem acompanhar alguns tipos de câncer, como câncer de pele, por exemplo. Outrossim, pode se tratar de tumores benignos. Ambos os nódulos malignos e benignos podem ser indolores e podem aumentar de tamanho com o tempo ou permanecer os mesmos. Não importa o tamanho do seu nódulo, consulte seu médico para descobrir o que o nódulo realmente é e trate-o ou remova-o.
2. Verifique seu sistema linfático.
Quando o sistema linfático falha, os gânglios linfáticos ficam inchados, ou eja, aumentam de tamanho. Esta condição médica va reconhecida como linfadenopatia. Nosso sistema linfático consiste em vasos linfáticos e centenas de nódulos linfáticos que filtram bactérias e outras toxinas de nosso corpo, prendendo-as e destruindo-as. A linfadenopatia pode causar o aumento dos gânglios linfáticos em diferentes partes do corpo, incluindo o pescoço. Bem como, a área ao redor das orelhas e sob os braços. Se você notar que algum de seus gânglios linfáticos está dilatado e inchado, é melhor visitar um médico. Outrossim, não importa onde os nódulos inchados estão localizados.
Os gânglios linfáticos aumentados no pescoço, nas axilas ou na virilha, todavia, representam sintomas comuns do Linfoma de Hodgkin. Um tipo de câncer que começa nas células brancas do sangue ou linfócitos. Outros sintomas da doença podem incluir suores noturnos, perda de peso, febre e tosse persistente. Mesmo que na maioria dos casos os gânglios linfáticos inchados sejam causados por infecção, é melhor não ignorar este sintoma e verificar o mais rápido possível.
3. Verifique se há infecções nos sistemas do seu corpo
As infecções virais e bacterianas costumam causar inchaço e caroços no pescoço ou atrás da orelha. As infecções mais comuns que causam caroços atrás das orelhas incluem mononucleose, faringite estreptocócica, varicela e sarampo. Todavia, algumas das infecções podem causar mastoidite ou inflamação do osso mastoide localizado atrás da orelha. A mastoidite, por sua vez, faz com que o osso doente se projete, bem como, forme um caroço atrás da orelha.