Leia também >> Chips de batata doce, sequinhos, crocantes e saudáveis
Leia também >> Diabéticos: receita de bolo molhadinho de batata doce, sem glúten
Nessa receita simples, você também pode fazer substituições, por exemplo, se na sua família existem pessoas intolerantes a lactose, troque o leite por um sem lactose. A saber, o sabor não muda, a diferença que as bisnaguinhas de batata doce não terão lactose. O mesmo se aplica para a farinha de trigo. Na receita original utiliza-se farinha de trigo integral, contudo, essa farinha pode ser substituída por farinha de aveia ou de arroz. Nesse caso, as bisnaguinhas mudam um pouco de sabor, mas a textura e a qualidade da massa, continua a mesma coisa. Se você optar pela farinha de aveia, as bisnaguinhas terão um sabor mais intenso e integral, todavia, se optar pela farinha de arroz, o sabor muda pouco. Entretanto, em ambos os casos, você terá de ir colocando a farinha aos poucos e sovando até chegar no ponto desejado.
Bisnaguinhas de batata doce
A saber, a batata-doce é considerada uma fonte de carboidrato bastante saudável. Bem como, rica em fibras, proteínas, vitaminas do complexo B, vitamina A, C e diferentes sais minerais. A presença de tantas vitaminas fortalece o sistema imunológico, enquanto os sais minerais ajudam a controlar a pressão arterial. Você sabia que a batata-doce é um alimento tipicamente latino-americano? Excelente fonte de energia, de carboidratos e de micronutrientes variados, o tubérculo ganhou o mundo! Mas a composição nutricional varia de acordo com sua coloração. A branca é a mais conhecida entre os brasileiros. Ela é menos úmida que as demais, por isso, mais fácil de conservar. A alaranjada, com sabor mais suave, tem mais betacarotenos, enquanto a roxa é ainda mais rica em antioxidantes e tem a textura ideal para fazer um purê.
Outrossim, Além do seu baixo teor de gordura, possui betacaroteno e antocianinas, substâncias que auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce e na saúde da visão. Por ser rica em fibras, também é indicada para regular a saúde intestinal. Não é à toa a fama entre os atletas, a batata-doce realmente ajuda no ganho de massa muscular. Fornece energia, nivela a glicose e contribui para um melhor desempenho em atividades físicas. Por não ter um índice glicêmico elevado, seu consumo moderado também é positivo para quem tem diabetes. Enfim, ela tem muitos benefícios, sem dúvida, incluí-la em sua dieta alimentar, trará benefícios para seu organismo e ainda te ajudará a perder peso. Enfim, existem muitos modos a batata doce
Ingredientes
- 200g de batata doce
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 5 colheres (sopa) de farinha de trigo integral
- 1 ovo
- 1 xícara de leite em pó desnatado
- 1 colher (café) de fermento em pó para bolo
Preparo
Primeiramente, cozinhe as batatas em água com uma pitada de sal até ficarem bem macias. Em seguida, escorra bem, passe-as pelo espremedor e reserve para esfriar. Passe as batatas amassadas para um recipiente e junte o ovo, o azeite, o leite em pó e o fermento. Vá acrescentando a farinha aos poucos, trabalhando a massa com as mãos até dar liga e parar de grudar nas mãos. Posteriormente, deixe descansar durante 5 minutos e molde as bisnaguinhas. Distribua os pãezinhos em uma assadeira levemente untada com azeite e asse em forno preaquecido (200˚) por cerca de 25 minutos ou na AirFryer. Depois de assadas, espere esfriar um pouco e estão prontas para saborear. A massa fica bem leve, saborosa, nutriente e saudável. Enfim, é o tipo de pão ideal para o lanche das crianças, para a merenda, café da manhã e outros.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.