Logo Emagrecer com vida e saude

Baba de moça, creme versátil que pode ser servido de sobremesa

baba de moça
Compartilhe esse post:

De todos os cremes da confeitaria brasileira, certamente, a baba de moça é o mais amado de todos. Também, o mais antigo, pois desde o império, ele já existia e nunca deixou de fazer parte da culinária brasileira. Feito basicamente com 3 ingredientes, gemas, leite de coco e calda de açúcar, ele é muito versátil. Isso porque, serve como cobertura, como recheio para diferentes tipos de bolos e tortas e ainda como sobremesa. Essa é uma receita versátil, que podemos utlizar em diferente modos possíveis, para isso, basta, usar a criatividade. A baba de moça é um classico que todo mundo gosta e aprecia, principalmente como recheio nas tortas e bolos de aniversário. Na minha casa, todos gostam muito de comer puro, não precisa de ocasião, a baba de moça, é sempre vinda.

Leia também >> Leite de coco caseiro

Leia também >> Bolo gelado de leite ninho

A textura da baba de moça, é muito suave, o sabor delicadamente doce e impossível não apreciar. A saber, existem inúmeras variações da receita, com até mesmo adição de essências para acentuar o sabor. O legal dessa receita que ela é muito fácil de ser preparada, ainda mais se você tiver uma mão de confeiteira e você pode servir e usar como quiser. O creme é perfeito para rechear bolos, combinar com frutas. Outrossim, para coberturas em geral, isso vale também para coberturas de sobremesas. Mas a melhor parte, é que você pode fazer desse creme, sua sobremesa de domingo e vai ser um sucesso. Em dias de festas, principalmente de fim de ano, esse creme serve para tudo, para decorar biscoitos, docinhos, bolos e até mesmo rechear os panetones, bom demais!

Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 e 1/2 xícara de água
  • 200 ml de leite de coco
  • 10 gemas
  • Gotas de água de flor de laranjeira a gosto

Modo de Preparo

Primeiramente, misture o açúcar com a água em uma panela e leve ao fogo médio, sem mexer, até formar uma calda em ponto de fio. Em seguida, junte o leite de coco, misture e reserve. Posteriormente, peneire as gemas e adicione 1 colher (sopa) da calda quente, misturando bem. Bem como, acrescente o restante da calda e misture até ficar homogêneo.

baba de moça

Pingue gotas de água de flor de laranjeira, leve de volta ao fogo, agora baixo, e cozinhe, mexendo sempre, até encorpar. Por fim, distribua em potes de sobremesa e deixe esfriar. Sirva decorada a gosto. Dica: essa sobremesa um pouco mais mole é ótima para rechear tortas ou mesmo rocamboles. A essência de laranjeira é opcional. Você pode usar outras essências do seu gosto. Quando optamos por servir o creme como um creme de sobremesa, as essências dão um toque especial a mistura.

Para recheios de bolos, se usa por exemplo essência de baunilha, fica muito bom. Todavia, torno a repetir, você pode escolher a essência que quiser. Outra dica legal, é a versatilidade da baba de moça, por exemplo, um simples de laranja fica divino e muito sofisticado servido acompanhado do creme. A baba de moça também vai muito bem como bolo de chocolate simples. Aquele bolo bem comum batido com o fuê rapidamente, sem segredo e sem histórias? Pois bem, para fazer desse bolo, um bolo sofisticado e uma sobremesa deliciosa, sirva acompanhado de baba de moça, fica delicioso!

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.