Azeitonas e azeite, engordam ou não? Propriedades e benefícios

azeite de oliva
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

Quando se trata de alimentação saudável, um dos problemas mais comuns é o do uso de gorduras. Isso porque, gorduras saturadas e insaturadas, animais, vegetais nem sempre fazem bem ao organismo. Bem como temos que analisar quais são os alimentos que podem nos fornecer de forma saudável. E sempre, a conclusão é que o azeite é uma das melhores (senão a melhor) gorduras que se podem usar na cozinha.

Por vários motivos: porque é rico em excelentes propriedades nutricionais, porque é um antioxidante, porque não provoca aumento do colesterol. Entretanto, ainda é uma gordura. Portanto, vamos responder de uma vez por todas à velha questão: o azeite faz você engordar?

O azeite engorda? A resposta é não

O azeite é, como foi referido no início, uma gordura boa e saudável. Bem como, que fornece vários nutrientes essenciais para o bom desempenho de algumas funções do nosso organismo. Como mencionado, ele nos protege de algumas patologias relacionadas ao estresse oxidativo das células.

Em seguida, previne a arteriosclerose ou calcificação arterial, mantendo efetivamente as artérias limpas. Todos os “ingredientes” contidos no azeite de oliva são chamados de ácidos graxos monoinsaturados. Bem como, têm a função de ajudar nosso corpo a assimilar as vitaminas e o cálcio que ingerimos por meio de todos os outros alimentos: vitaminas lipossolúveis. Portanto, se você está se perguntando se o azeite de oliva faz você engordar, a resposta é não, e agora explicamos o porquê.

azeitonas

Por que o azeite não engorda?

Uma colher de sopa de azeite contém 119 kcal, zero carboidratos, zero proteína e 13,5 gramas de gordura. Então existem gorduras, mas são, como falamos, as boas, que não geram gordura no nosso corpo. Em geral, porém, tenha em mente que nosso corpo tende a acumular o excesso de gordura que comemos durante o dia e que determina que de alguma forma não precisa disso.


Digamos que para seu peso e estilo de vida você precise de 50 gramas de gordura por dia; se você tomar 60, seu corpo reservará os 10 a mais para necessidades futuras. Bem como, essas gorduras vão se estabelecer aqui e ali em seu corpo.

Essa operação ocorre com mais frequência com as gorduras saturadas de origem animal, mas também pode acontecer com as gorduras poli-insaturadas ou monoinsaturadas de origem vegetal. Portanto, a regra de ouro é sempre não exagerar nas dosagens. Para concluir, o azeite só engorda se.. (continue lendo para descobrir).

O azeite engorda? Não. Então, quanto azeite de oliva ingerir por dia?

Para terminar a nossa excursão em torno do tema “azeite engorda”, vamos dar uma ideia geral de quanto azeite podemos consumir num dia. Em geral, podemos dizer que cerca de 4 colheres de sopa de óleo cru é o máximo que podemos consumir diariamente.

Além disso, o azeite permite reduzir ainda mais essa dosagem, pois seu sabor intenso e característico é percebido mesmo quando se usa muito pouco. Portanto, reduzir a dose não significa abrir mão do sabor. E as azeitonas em salmoura engordam?

azeitonas e azeite

Azeitonas – propriedades e benefícios

Elas possuem 90% de água e 10% de gordura boas. Sabe aquelas gorduras que acabamos de falar que são importantes para nosso organismo? Pois então, a azeitona tem 10% delas por unidade da fruta. O restante é água, mas será que engordam?


A saber, 100 gramas de azeitonas verdes sem caroço fornecem 166  kcal, 1 g de açúcares e 16,7 g de gorduras, a maioria delas insaturadas ou poli-insaturadas, ou seja, boas. Todavia, a mesma quantidade de azeitonas pretas, contém 299 kcal, 4 g de açúcares e 30g de gorduras do mesmo tipo, quase o dobro em comparação com as azeitonas verdes.

Bem como, não há grandes diferenças do ponto de vista nutricional. Todos elas são ricas em gorduras mono e poli-insaturadas e contêm quantidades semelhantes de minerais, como ferro e cobre, magnésio e potássio.

Respondendo à pergunta, elas não engordam se você conseguir manter o controle da boca, como tudo. O problema é que quando começamos comer as azeitonas, fica difícil se limitar a quantidade, porque são deliciosas! Bem como, muitas das vezes não percebemos o quanto comemos.


As azeitonas verdes por exemplo, possuem menos calorias, porque são colhidas antes de amadurecer totalmente. Quando colocamos em salmoura, elas ficam mais macias e produzem menos açúcar que as pretas por exemplo. Portanto, é por isso que as pretas são mais calóricas.

Todavia do ponto de vista nutricional, as pretas são mais saudáveis, possuem menos sódio e são colhidas quando estão maduras. Uma vez colocadas na salmoura, elas não ficam tão macias como as verdes, e por isso produzem um pouco mais de açúcar.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!