Este último, então, acaba se acumulando nos tecidos causando inchaço. Mas aí vem a água do pepino para ajudar contra a retenção de líquido. Normalmente, a inflamação causada pela retenção de líquido ocorre nos pés ou nas pernas. Entretanto, pode envolver qualquer parte do corpo. Esse fenômeno provoca um aumento de quilos de peso, ainda que temporariamente. O pepino tem se mostrado um aliado valioso para acalmar esse problema. Entretanto, por si só, não é capaz de combater completamente a retenção de água. Na verdade, para obter efeitos a longo prazo, é necessário corrigir a dieta e o estilo de vida. Em qualquer caso, é sempre bom consultar um médico.
Retenção de água
A retenção de líquido geralmente se manifesta pela presença de inchaço nas extremidades inferiores; às vezes pode afetar a micção. Isso porque, o corpo de um adulto é principalmente constituído de água. Portanto, essa substância representa entre 50 e 60% do corpo e se distribui dentro e fora das células. O corpo está equipado com vários mecanismos destinados a regular a quantidade de fluidos corporais.
Quando esses mecanismos param de funcionar corretamente, ocorre um acúmulo anormal de líquido nos tecidos. Esse acúmulo pode se manifestar em uma única área específica ou por todo o corpo. O caso mais frequente é o aparecimento de inchaço nas pernas e tornozelos. Aumento da circunferência abdominal e diminuição da micção também podem ocorrer. A retenção de líquido pode ser patológica ou não patológica. No primeiro caso, deve-se à presença de doenças circulatórias, renais e hepáticas ou à insuficiência cardíaca. No segundo caso, porém, é causada por uma dilatação das veias devido ao calor do ambiente.
Propriedades do pepino
O pepino é um diurético natural e uma fonte inesgotável de água e potássio. Possui ótimas propriedades purificantes e também atua como laxante. É por isso que ajuda a acalmar a inflamação dos pés, tornozelos e mãos causada pela retenção de líquido. Este maravilhoso vegetal, então, é rico em sais minerais. Além de possuir alta concentração de potássio, também contém ferro, cálcio, fósforo e magnésio.