Mindfulness é uma prática que envolve focar totalmente no momento presente e trazer consciência para seus pensamentos e sentimentos. Em palavras simples, é a técnica da atenção, ou seja, focar no que está acontecendo, fazendo e assim atingir um nível de paz interior. A prática de mindfulness demostrou aumentar a perda de peso e promover hábitos alimentares saudáveis. Por exemplo, uma análise de 19 estudos descobriu que as intervenções baseadas na atenção aumentaram a perda de peso e reduziram os comportamentos alimentares relacionados à obesidade.
Outra revisão teve resultados semelhantes, observando que o treinamento de mindfulness resultou em perda de peso significativa em 68% dos estudos revisados . Praticar a atenção plena é simples. Para começar, experimente passar cinco minutos todas as manhãs sentado confortavelmente em um espaço calmo e conectando-se com seus sentidos. Praticar meditação, oração, focar no hoje e viver um dia de cada vez sem pensar no amanhã, é uma boa prática de mindfulness. Bem como, alguns estudos descobriram que a atenção plena pode aumentar a perda de peso e promover comportamentos alimentares saudáveis.
6. Pratique algum exercício físico
Praticar alguma atividade física logo de manhã pode ajudar a perder peso. Um estudo com 50 mulheres com sobrepeso mediu os efeitos do exercício aeróbico em diferentes momentos do dia. Embora não tenha apresentado muita diferença nos desejos alimentares específicos entre aqueles que se exercitavam de manhã e à tarde, malhar pela manhã estava associado a um nível mais alto de saciedade.
Praticar exercícios pela manhã também pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis ao longo do dia. Bem como, o baixo nível de açúcar no sangue pode resultar em muitos sintomas negativos, incluindo fome excessiva. Um estudo em 35 pessoas com diabetes tipo 1 demostrou que malhar pela manhã estava associado a um melhor controle de açúcar no sangue. Entretanto, esses estudos focaram em populações muito específicas e mostram uma associação, ao invés de uma simples causalidade.
Por fim, sabemos e falamos com frequência, que a atividade física é muito importante para perder peso. Quando fazemos simples caminhadas, por exemplo, perdemos peso, estimulamos o cérebro a produzir a serotonina e automaticamente vivemos melhor.
7. Prepare o seu almoço
Fazer um esforço para planejar e embalar seu almoço com antecedência pode ser uma maneira simples de fazer melhores escolhas alimentares e aumentar a perda de peso. Um grande estudo incluindo 40.554 pessoas descobriu que o planejamento das refeições estava associado a uma dieta de melhor qualidade, mais variedade de dieta e menor risco de obesidade. Outro estudo descobriu que comer refeições caseiras com mais frequência estava associado a uma melhor qualidade da dieta e a uma diminuição do risco de excesso de gordura corporal.
Na verdade, aqueles que comiam refeições caseiras pelo menos cinco vezes por semana tinham 28% menos probabilidade de estar acima do peso do que aqueles que só comiam refeições caseiras três vezes ou menos por semana. Experimente reservar algumas horas uma noite por semana para planejar e preparar suas refeições para que de manhã você possa simplesmente pegar o seu almoço e ir embora. Enfim, estudos mostram que o planejamento de refeições e a ingestão de refeições caseiras estão associados a uma melhor qualidade da dieta e a um menor risco de obesidade.
8. Durma mais
Ir para a cama um pouco mais cedo ou acertar o despertador mais tarde para dormir um pouco mais pode ajudar a perder peso. Quando dormimos, emagrecemos! Vários estudos descobriram que a privação de sono pode estar associada a um aumento do apetite. Quando não dormimos bem, nosso corpo fica estressado e ansioso, isso significa comer mais. A tendencia é que a pessoa desconte sua ânsia na comida, isso implica no aumento de peso. Por exemplo, um pequeno estudo descobriu que a restrição do sono aumentava a fome e os desejos, especialmente por alimentos ricos em carboidratos e calorias.
A falta de sono também foi associada a um aumento na ingestão de calorias. Em um estudo, 12 participantes consumiram em média 559 calorias a mais depois de dormir apenas quatro horas. Outrossim, em comparação com quando tiveram oito horas completas, o consumo de alimentos foi menor e o ganho de peso também, foi menor. Estabelecer um horário de sono saudável é um componente crítico da perda de peso, junto com uma alimentação saudável e exercícios. Para maximizar seus resultados, planeje pelo menos oito horas de sono por noite. Todavia, continue focando na auto pesagem, pois assim os resultados serão melhores.
9. Mude seu deslocamento diário
Embora dirigir possa ser uma das maneiras mais convenientes de chegar ao trabalho, pode não ser tão bom para sua cintura. A pesquisa mostra que caminhar, andar de bicicleta ou usar o transporte público, pode estar relacionado a um menor peso corporal e redução do risco de ganho de peso. Isso porque, ao se deslocar a pé, ou em bicicleta por exemplo, o corpo se movimenta. Mas de carro, que movimento seu corpo faz? Nenhum!
Um estudo acompanhou 822 pessoas ao longo de quatro anos. Outrossim, descobriu que aqueles que viajavam de carro tendem a ganhar mais peso do que aqueles que não viajavam de carro. Mudar seu trajeto até algumas vezes por semana pode ser uma maneira simples de acelerar a perda de peso. A vida sedentária, aumenta o peso e é a maior vila da obesidade. Procure se movimentar, faça escolhas alternativas, deixe o carro na garagem duas vezes por semana e veja os resultados na balança.