Unhas fracas, onduladas, quebradiças, por que ficam assim?

unhas fracas
Compartilhe esse post:

Já em casos mais graves, as unhas amareladas podem indicar problemas no organismo. Por exemplo, doenças ou carência de alguma vitamina e de nutrientes. Mas, como distinguir quando o problema é apenas estético de quando é algo que precisa tratar? Outrossim, se depois de suspender o uso do esmalte ou do cigarro, as unhas continuarem amareladas, melhor procurar um dermatologista. Somente ele, poderá diagnosticar o verdadeiro problema das suas unhas.

unhas fracas

A saber, em alguns casos, precisamos recorrer a um especialista. Quando o amarelo é proveniente da nicotina e de esmaltes, basta lixar bem as unhas por cima e posteriormente colocar de molho em água morna de vinagre e bicarbonato de sódio. Essa operação resolve o problema, todavia precisamos repetir até que as unhas fiquem totalmente brancas de novo. Outra receita comum e eficiente, é usar a água oxigenada. Portanto, todos os dias antes de ir para a cama, coloque as unhas de molho em água oxigenada. Aquela para limpar e desinfetar machucados, em poucos dias deixa as unhas brancas novamente.

Esbranquiçadas

Qualquer tipo de mancha branca nas unhas é chamado de leuconíquia focal. Quando as marquinhas aparecem em pequenos pontinhos brancos, possivelmente foram causadas por traumas que passam desapercebidos. Bem como, pancadas no momento de empurrar a cutícula ou por alergias a esmaltes ou produtos, como detergente e sabão. “Qualquer trauma, mesmo um microtrauma repetitivo pode levar ao aparecimento das manchas brancas. Por exemplo, o uso da unha para abrir embalagens muito duras”, explicou Apolónia Sales.

A falta de vitaminas e principalmente minerais como: cálcio, zinco, silício, ácido fólico e vitamina B12. Também podem causar o aparecimento dessas manchas brancas e deixar as unhas esbranquiçadas. Por isso é importante uma alimentação saudável e equilibrada. Pois nos alimentos encontramos os nutrientes necessários que suprem a carência do organismo.

Doenças como a psoríase, micose e anemia. Também provocam o aparecimento de manchas brancas nas unhas. Enfim, tendem a deixá-las fracas e quebradiças. Portanto, quando o organismo é afeto por esse tipo de doenças, a produção de queratina fica comprometida. Por essa razão, que as unhas ficam esbranquiçadas. Nesses casos, em que as manchas aparecem sempre com frequência, a melhor decisão, é consultar um médico especialista. Bem como, identificar o que se passa com seu corpo. A saber, toda prática preventiva só visa benefícios pra você e para sua saúde.