Entretanto, o que vemos é bem ao contrário. Crianças que fica no colo o dia todo, que são jogadas de cá e de lá, creche, avos, casa. Tudo isso gera super estímulos na criança e quando chegar o anoitecer, ela vai querer continuar no mesmo ritmo do dia. Na verdade, essa rotina estimulante, deixa a criança muito agitada e estressada e de noite ela terá dificuldades em se adormentar. Portanto, a dica é manter ritmo de paz e tranquilidade, isso para o dia e para a noite.
3 Crie um ritual de hora de dormir que seja sempre o mesmo
A criança cria hábitos e os conserva. Portanto, é essencial, desde o nascimento, criar um ritual curto, mas reconfortante, que acompanhe a hora de dormir. Por exemplo, o ritual pode começar entre 18 e 20 com um banho que deve ser bastante quente (38 ° C) e prolongado: 15, 20 minutos. Em seguida, vista o pijama, segue-se um jantar leve. Depois de comer, nada de brincadeiras animadas e no quarto os pais podem cantar uma música para ele (em voz baixa) ou ler um livreto para a criança.
Uma vez apagada a luz, você pode permanecer ao lado dele em silêncio, com uma mão em seu corpo e fazendo algumas carícias leves em suas costas ou cabeça. Devem ser gestos leves e efêmeros. Todo esse ritual vai criar uma disciplina no seu filho e ele dia após dia, vai se adormente sempre mais rápido. Ele acorda à noite? Não o pegue imediatamente, não acenda a luz nem o leve para a sala. Mas repita os mesmos gestos na escuridão natural da casa, fale pouco e em voz baixa. Mantendo hábitos calmos, tranquilizadores e firmes, a criança se adaptará sem sofrimento e estresse.
A resposta calma e pacífica da mãe é o melhor bálsamo calmante e fortalecedor para uma criança agitada. As novas mães não devem ficar ansiosas, mas sim buscar uma serenidade tranquila. A repetição é a melhor forma de dar ao bebê aquele conforto silencioso que evita qualquer medo de abandono. Se o ritual precisa de mudanças, é sempre melhor propor em pequenas doses.
4 Faça-o dormir ao seu lado até pelo menos um ano de idade
Se a mãe está amamentando, o melhor é a criança ficar no quarto da mãe até o final da amamentação. Mae e filho no mesmo quarto, cria uma atmosfera de segurança para o bebê. Isso porque, ele sente que a mãe está por perto e de certa forma, isso gera conforto nele. A criança só pode ser alojada em outro quarto a partir de um ano de idade. Essa recomendação foi feita pela American Academy of Pediatrics para a prevenção de morte em berço. Na verdade, algumas pesquisas mostraram que o bebê ou dormir com a mãe tem um sono mais superficial do que dormir sozinho.