Leia também >> 7 sinais de que o estresse está prejudicando sua saúde
Leia também >> Folhas de louro, um santo remédio para a ansiedade e estresse
A saber, o estres é a doença da pós-modernidade. Outrossim, silenciosa, raramente se identifica os sintomas. Bem como, provoca ansiedade, depressão, atrofia músculos, afeta a visão, deixa a pessoa irritada, cansada e priva de energia. O pior de tudo, é a dificuldade que os médicos possuem em constatar a o quadro clínico. Pois não existe um diagnóstico preciso. Portanto caro leitor, a saída é prevenir e combater de forma natural.
Estudos afirmam que a melhor terapia para o estresse, é aumento a qualidade de vida. Ou seja, apostar em uma alimentação balanceada, é já um passo importante. Existem muitos alimentos que ajudam a combater as crises de estres e aliviam de um certo modo. Bem como, atividades físicas podem ajudar muito no relaxamento dos músculos, permitindo que assim, a pessoa possa viver melhor.
Observamos o nível de estresse de uma pessoa, quando ela está no trânsito, blocada em um engarrafamento. Na educação dos filhos no dia a dia. Bem como, na capacidade de administrar os problemas da família e do trabalho. Pessoas estressadas dormem mal, apresentam agitação com frequência, acompanhe abaixo a lista de sintomas físicos que o estres provoca.
Efeitos colaterais físicos do estresse
- O aparecimento de Acne
- Dores de cabeça com certa frequencia
- Dores crônicas no corpo e articulaçoes
- Alergia e problema de pele
- Ficar doente e gripado
- Diminuição da energia e da insônia
- Alterações na libido
- Problemas digestivos
- Alterações no apetite
- Queda de cabelo e unhas fracas
- Batimentos cardíacos acelerados
- Bruxismo
- Sudorese
- Tensão muscular
- aparecimento de herpes labial e genital
Afinal o que é o estresse?
Podemos definir como uma reação química que ocorre no corpo quando a pessoa está diante de situações que provocam medo, ânsia, angústia, perda. Em palavras simples, é um mecanismo de defesa que o corpo ativa diante de determinadas situações. Igualmente, é como se o corpo necessitasse dar uma resposta para aquela situação: eu luto ou fujo? Durante o percurso de elaboração da resposta que a pessoa precisa dar diante do contexto, ocorre uma adrenalina louca no corpo.
O coração dispara, a respiração fica ofegante, as mãos suam. Outrossim, a pressão arterial sobe e tudo isso é uma reação de como você tem que se comportar diante das situações. Isso tudo faz bem ou mal? Geralmente mal. Em 10% das pessoas esse tipo de situação pode ajudar a pessoa a se mexer e sair da sua zona de conforto. Mas nos demais 90 % a reação química de resposta, é muito negativa e faz muito mal ao organismo. Cada pessoa reage em um modo. Ha pessoas que diante de certas circunstâncias respondem muito bem na elaboração da resposta. Todavia, a maior parte, responde mal. Isso é muito negativo para a saúde. Pessoas estressadas por exemplo, são mais propensas a derrames, infartos e AVC.
Como combater o estres com suco vermelho?
A saber, é necessário ter um equilíbrio emocional e saber administrar as crises de estres e ansiedade. Conversar com pessoas que passam pelo mesmo problema, ajuda muito. Bem como, fazer terapia. Importante saber que você precisa de tempo para cada coisa da sua jornada. Por exemplo, é necessário de tempo para você mesma. Tempo adequado para alimentação, para os filhos, o marido. Se os seus dias são sobrecarregados, é necessário encontrar uma válvula de escape, ou seja, algo para descontrair.
Veja abaixo alguns itens que podem te ajudar na batalha contra o estresse:
- Praticar exercícios físicos
- Comer alimentos corretos
- Descansar
- Investir em calmantes naturais
- Fazer terapia
- Dedicar tempo ao lazer
- Administrar melhor o tempo
Alimentos anti-estres
Maçã, maracujá, cerejas e morangos, 4 frutas que são grandes aliadas no combate e prevenção do estresse, principalmente cereja e morango. A cereja por exemplo, é boa para ajudar a aliviar o estresse porque a é uma boa fonte de melatonina, que é uma substância importante para estimular o sono. Já o maracujá é ótimo para combater o estresse. Isso porque, ele diminui a irritabilidade, ansiedade e a insônia. Entretanto a maça, é ideal para controlar a ansiedade no fim do dia. Isso porque, seus componentes calmantes ajudam a desacelerar o organismo. Além disso, contém fibras e enzimas digestivas que facilitam a digestão.
E os morangos, são ricos em antioxidantes que combatem os radicais livres. A vitamina C presente na polpa da fruta por exemplo, atua na redução do cansaço. Bem como, funciona como uma injeção de animo para a imunidade. Existem vários alimentos que ajudam e atuam no controle do estresse. Mas hoje vamos focar em 3 sucos antiestresse que vão ajudar a aliviar essa tensão. As três receitas levam as quatro frutas citadas e outros ingredientes que juntos, funcionam como um remédio natural no controle do estresse.
O suco vermelho é uma alternativa muito popular. Bem como, muito eficiente no controle e combate do estresse. As frutas vermelhas possuem vários antioxidantes que combatem os radicais livres e por isso são benéficas no tratamento do estresse. Você pode tomar o suco vermelho todos os dias, ou comer frutas vermelhas com frequência. Essa prática vai ajudar a ter maior controle da situação. bem como, vai te ajudar a relaxar e sentir bem melhor. Uma dica boa, é tomar o suco vermelho, por exemplo, naqueles momentos que você está a ponto de explodir, funciona!
3 Receitas de suco vermelho
Ingredientes – suco relaxante de maçã
- 1 maçã
- 115 g de alface
- 125 g de abacaxi
Modo de preparo: primeiramente, misturar todos os ingredientes na centrífuga. Em seguida, diluir em água, se necessário, e servir gelado.
Ingredientes – Suco de maracujá para combater o estresse