Salsicha ultraprocessada: um veneno que faz mal a saúde

salsicha ultraprocessada
Compartilhe esse post:

Leia também >> 5 Alimentos que deveriam ser proibidos no cardápio de todos

Leia também >> Inchaço abdominal e gazes: segue a lista de alimentos a evitar

Em poucas palavras, uma alimentação rica em salsichas, a longo prazo pode causar a desnutrição do organismo e acarretar vários problemas de saúde. Como por exemplo, gastrite nervosa, irritação intestinal, refluxo e outros. Isso porque, as salsichas levam dentro de sua massa uma grande quantidade de nitratos e nitritos, substância química que provoca inclusive câncer. Por isso, que as salsichas não são recomendadas na alimentação, principalmente das crianças. A salsicha também tem um pigmento vermelho chamado de haems, uma vez que esse pigmento chega no intestino, ele irrita o trato intestinal, podendo provocar colites, irritações, diarreias e outros. A saber, esse pigmento também pode aumentar os ricos de câncer de cólon. Todo alimento processado faz mal a saúde, pois é rico em sódio e aditivos, mas os ultraprocessados, como é o caso da salsicha, é pior ainda e os danos podem ser irreversíveis.

Malefícios da salsicha ultraprocessada

O fato da salsicha ultraprocessada ser prejudicial a saúde, não significa por exemplo que você nunca mais vai poder comer. A saber, comer um cachorrão vez ou outra, ou um prato de macarrão com salsichas, não é prejudicial. Prejudicial é quando você consome ela frequentemente, ou seja, de 2 x por semana, no caso o consumo é frequente e isso realmente é muito prejudicial a saúde. A salsicha é um tipo de alimento recomendado consumir uma vez ou outra. Isso porque, leva em sua composição miúdos e toda aquela parte de carne que fica grudada no osso. Tudo é triturado, a massa, que se trata de uma emulsão, recebe a adição de químicas, de sódio, conservantes, pigmentos, aditivos, glutamato, nitrato e nitrito, ou seja, tudo que não presta para o organismo.

salsicha ultraprocessada faz mal a saúde

Segundo nutricionistas, a salsicha Pode-se consumir salsichas em pequenas porções em raras ocasiões. Outrossim, recomenda-se a ingestão de hortaliças junto, pois a clorofila presente nas hortaliças irá proteger o estomago. Contudo os problemas do consumo da salsicha embutida, não param por aí. A saber, ela contribui para o desenvolvimento e aumento da diabetes, obesidade; doenças cardiovasculares; hipertensão; depressão e distúrbios do humor; síndrome metabólica; asma; AVC e ainda aumenta o risco de câncer no intestino, estômago e esôfago. Tudo isso se aplica a outros alimentos processados e defumados, como presunto, bacon, linguiças tipo paio, calabresa, mortadela, peito de peru, salames e outros. Alimentos processados não possuem nada de saudável e nem de nutriente para o organismo.

Considerações finais