Sabão em pedra glicerinado feito de laranja e vinagre, sem soda e eficaz

sabão em pedra glicerinado
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

Hoje vamos aprender uma receita especial e diferente de sabão em pedra glicerinado feito de cascas de laranja e vinagre. A saber, rende muito, é muito potente e eficaz na limpeza das roupas, deixa tudo perfumado, louças ariadas e brilhando, e mais, é super econômico. Vale a pena testar essa receita, pois ela foge das receitas tradicionais de sabão em pedra com um diferencial maravilhoso: não vai soda e, portanto, não agride as mãos. Isso tudo, sem perder o poder de limpeza de manchas em geral, muito bom, não é mesmo?

Portanto, te convido a seguir essa receita e mais, a testar como eu testei, e posso já te adiantar que você dona de casa, vai amar, porque é realmente maravilhosa. E que perfume nas roupas, dispensa até mesmo o amaciante. Eu particularmente já tinha ouvido falar do poder das cascas da laranja e da mexerica, mas para fazer sabão, foi a primeira vez, e sinceramente: amei! Acredito que daqui pra frente não quero outro sabão em pedra glicerinado que não seja o de laranja.

Leia também >> Receita de sabão em pedra OMO, maravilhoso, limpa que é uma maravilha

Leia também >> Sabão em barra super potente de bicarbonato de sódio

Ingredientes para a receita sabão em pedra glicerinado

  • Cascas de 2 Laranjas
  • 1 litro de água
  • 2 barras de sabão glicerinado neutro (usei da marca Ypê)
  • 1 1/2 xícara (chá) açúcar (usei xícara de 200 ml)
  • 100 ml detergente neutro
  • 50 ml álcool 46, 70, 92 %
  • 50 ml vinagre de Álcool

Preparo do sabão em pedra glicerinado

Para dar início a nossa receita, precisamos de cascas de duas laranjas. A saber, as cascas cítricas das frutas como laranja e limão, são muito eficientes na limpeza. Na nossa receita, as cascas da laranja, irão potencializar a receita do sabão em pedra. Primeiramente, pegue uma panela, coloque 1 litro de água temperatura ambiente, e em seguida, adicione as cascas de laranja dentro. Procure mergulhar bem as cascas e deixá-las esparramadas.


Receita de sabão em pedra glicerinado

Posteriormente, leve a panela ao fogo. Deixe levantar fervura e quando então finalmente estiver fervendo, deixe ferver por aproximadamente 5 minutos. Enquanto isso, pegue as 2 barras de sabão glicerinado neuro Ypê e comece a ralar. Use a parte média do seu ralador. Se preferir pode ralar também no ralo mais fininho, pois o sabão precisa derreter por completo. Nesse meio tempo, as cascas já ferverão, então é hora de remover as cascas da água. Observe que a água está bem amarelinha e que perfume de laranja!

Em seguida, depois de ter removida as cascas de laranja, é hora de adicionar o sabão ralado e levar ao fogo baixo para que então o sabão ralado derreta por completo e seja incorporado a água de laranja. Com paciência, mexendo sempre, no fogo baixo, o sabão vai derreter completamente. Quando ele estiver completamente derretido, adicione aos poucos o açúcar e vai incorporando, sempre com o fogo baixo ligado. Mexa por dois minutos aproximadamente. O açúcar forma uma glicerina caseira na receita do sabão, e é ela que protege nossas mãos.

Dando continuidade a receita

Posteriormente, é hora de adicionar o detergente neutro, pode ser qualquer um, eu estou usando o Ypê neutro. No caso, estou usando meia xícara, ou seja, 100 ml. Você pode usar outro tipo de detergente, no meu caso, eu preferi o neutro porque eu desejo que o perfume da laranja predomine. Depois de ter misturado bem, desligue o fogo e retire a panela do fogão, agora é hora de misturar 50 ml de vinagre de álcool e 50 ml de álcool. Antes de incorporar os dois ingredientes ao sabão, primeiramente, misture em um copo, os dois ingredientes e somente depois adicione ao sabão e misture bem tudo.

Observe que até então a mistura estava bem consistente e grossa, quando você adicionar o vinagre com o álcool, a mistura vai afinar, é assim mesmo, nãos e assuste, porque depois de curar, o sabão fica duro e perfeito. O vinagre serve para desengordurar as roupas, amaciar e conservar o tecido, além de eliminar cheiros de umidade. Para as louças, ele dá brilho e remove a gordura obstinada. Portanto, ele é muito importante na nossa receita!


Finalizando

Por fim, adicione algumas gotas de corante alimentício alaranjado, é opcional, fica a seu gosto, eu coloquei porque eu gosto, ele fica com aquela cor linda. Enfim, é hora de adicionar nas formas que você escolheu e levar para descansar por 8h. Eu uso formas de bolo, forro com plástico e depois de secar corto meu sabão. Finalizando, o sabão depois das 8h já secou, endureceu e está pronto para cortar. Recomendo utilizar somente depois e 2 dias, pois ele precisa curar melhor, fazendo assim, rende mais.


Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!