Transformei sabão em pó em sabão em pedra, espuma demais

sabão em pedra feito de sabão em pó
Compartilhe esse post:

Leia também >> Fiz sabão em pedra com a mistura de dois ingredientes, incrível

Leia também >> Sabão em pedra de canela, receita da roça, do livro da minha vó

Sabão em pedra de sabão em pó

Ingredientes

  • 2 litros de óleo usado de cozinha pode ser sebo também, importante é estar coado e limpo
  • 300 gramas de soda cáustica em escamas de 96%-99% com soda 70% use 350 gramas diluir em 250 ml de água natural
  • 250 ml de detergente azul ou de sua escolha
  • 100 ml de limpador perfumado ou desinfetante de sua escolha
  • 200 ml de água sanitária água sanitária
  • 1 copo de sabão em pó de 150 ml
  • Rale uma barra de sabão azul para decorar seu sabão (opcional). Todavia, é o sabão em pedra que deixa ele todo pintadinho de azul e também, é ele que ajuda espuma muito, em poucas palavras, potencializa muito a receita, portanto, vale a pena adicionar.
sabão em pedra de sabão em pó

Preparo

Primeiramente, antes de dar início a receita, é fundamental medir e separar todos os ingredientes. Isso porque, esse processo vai ajudar na preparação, quando começamos adicionar os ingredientes, não podemos parar de mexer para não desandar a receita. Então, nesse caso, se tudo estiver separadinho, vai acelerar o processo e tudo vai dar certo. Fica a dica pra você não se perder e não errar a receita. A receita de hoje é pequena, leva apenas dois litros de óleo usado e rende 13 pedras de 250g de sabão em pedra de sabão em pó. O primeiro passo da nossa receita, é purificar esse óleo usado, então vamos começar agregando a água sanitária que vai limpar o óleo e tirar o cheiro do óleo. Despeje e misture bem com a ajuda de uma colher de madeira grande.

Em seguida, vamos adicionar aos poucos a soda diluída. Lembrando que essa soda precisa ser dissolvida antes de darmos início a receita. O ideal é dissolver 30 minutos antes. Conforme explicado, vai adicionando aos poucos e mexendo sem parar, pois como toda receita de sabão, essa não é diferente, precisa saponificar. Quando a sua misturar estiver ficando consistente, ou seja, um pouco mais grossa, adicione o detergente de cozinha e continue mexendo. Posteriormente, adicione o limpador perfumado. Sempre mexendo, a saber, cada ingrediente quando incorporado na receita, é aos poucos e com a outra mão você vai mexendo sem parar. Agora, vamos agregar o sabão em pó e toma cuidado, tem que ser de pouquinho mesmo, para não empelotar.

Finalizando

Conforme você vai agregando e mexendo, o sabão vai saponificando e ficando bem cremoso, agora por fim, vamos adicionar o sabão ralado. Esse sabão ralado, tem que ser no ralado menor e quando você ralar a pedra de sabão, esparrame bem sobre um pano e leve uns 10 minutos ao sol para ficar sequinho e assim não grudar e empelotar quando for adicionado a receita. Enfim, aos poucos vai adicionando o sabão ralado e mexendo e observa bem que a mistura está bem cremosa e densa, quando você levanta a colher, repare que pinga devagar, esse é o ponto. Nesse caso, terminou de incorporar o sabão ralado, mexa bem por uns dois minutos e despeje a mistura nas forminhas para secar. Ou numa forma maior, tipo assadeira, ou caixas de leite. Aqui em casa em tenho potinhos de margarina de 250g e vou usar eles.

O sabão em pedra de sabão em pó precisa descansar a noite inteira e somente no dia seguinte será desinformado e estará, finalmente pronto, para o utilizo. Recomenda-se desinformar e deixar ainda uns dois dias curando, somente depois disso, está pronto para o utilizo. Ele fica bem duro, perfumado, espuma demais, nunca vi um sabão em pedra que espume desse jeito, primeira vez. Excelente para lavar louças e dar brilho, limpar panos de pratos, desencardir roupas brancas, rende muito no dia a dia e compensa fazer a receita. Essa rendeu 13 pedras. 

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.