Além dos cuidados normais que tomamos, a maquiagem em excesso, é uma grande vila e corresponsável por esse excesso de óleo que se acumula na pele. Continue lendo e entenda melhor, e principalmente, aprenda como tratar o problema de forma caseira.
Leia também >> Pele limpa, hidratada e sem manchas
Leia também >> Escova de dentes, instrumento perfeito para ter uma pele saudável
O que pode provocar a oleosidade excessiva na pele?
Na verdade, existem vários fatores que podem gerar um aumento da oleosidade. Nossa equipe separou 6 deles, se conseguirmos moderar e fazer atenção a esses fatores, com certeza teremos um melhoramento da pele.
1) Não usar produtos adequados ao seu tipo de pele
Usar um dermocosmético inadequado para o seu tipo de pele pode causar efeitos indesejáveis. Se você tem tendência à oleosidade e usa um produto indicado para a pele seca. Por exemplo, pode notar o aumento do brilho e até o aparecimento de espinhas. Para controlar o excesso de sebo, consulte seu dermatologista. Ele saberá indicar os melhores cuidados para o seu caso.
2) Lavar o rosto em excesso causa o efeito rebote
Sabe quando você tenta resolver um problema, mas acaba piorando? É assim o efeito rebote, que está associado ao aumento da oleosidade, que ocorre justamente porque a pele entende que está desprotegida e, por isso, produz ainda mais sebo. Dessa forma, os produtos de limpeza e controle da produção de óleo devem ser usados de acordo com as orientações do dermatologista, de manhã e/ou à noite.
3) Exposição solar excessiva aumenta a oleosidade da pele
As glândulas sebáceas ficam mais ativas nos dias de sol, deixando a pele oleosa com um aspecto mais grudento. O excesso de sebo colabora para a obstrução dos poros, causando principalmente comedões. Outro problema da intensa exposição aos raios UV é a acne solar, que está ligada à exposição à radiação. Não esqueça da aplicação e reaplicação do protetor e fuja do problema!
4) Má alimentação: não consumir os nutrientes necessários
Alimentar-se bem é uma das principais dicas para manter todo o corpo saudável, inclusive a pele. Por isso, um nutricionista é o profissional certo para te ajudar a montar um menu balanceado, evitando o consumo excessivo de produtos industrializados, sal, açúcar e gordura.
5) Desequilíbrio hormonal pode ser uma das causas da acne
A oleosidade em excesso também pode ser provocada por um desequilíbrio hormonal. No caso das mulheres é mais comum, pois passam por várias alterações hormonais ao longo da vida, como menstruação, gravidez e menopausa. Algumas dessas fases podem estimular as glândulas sebáceas, deixando a pele mais brilhosa e com espinhas.
6) Não remover a maquiagem toda noite
Passar longas horas ou até dormir de maquiagem pode causar obstrução dos poros e, consequentemente, mais oleosidade na pele. Ao chegar em casa, não deixe de lavar bem o rosto e retirar todos os resíduos com ajuda da solução mesclada. Somente ela limpa profundamente de forma suave. Outrossim, você pode usar um produto ainda com água termal e/ou fórmula específica para a pele oleosa.
Como reduzir a oleosidade da pele oleosa?
1. Lave com água na temperatura ambiente
Isso parece muito irrelevante, mas lembre-se de lavar a pele na temperatura ambiente. Certifique-se de que a água não está muito fria nem muito quente, porque o excesso pode ressecar a pele e torná-la mais oleosa. Portanto, lave o rosto duas vezes por dia com água fria, uma de manhã e outra à noite.