Com uma colher de chia, fiz um pão frito delicioso

pão de chia
Compartilhe esse post:

Leia também >> Pão sem glúten de batata doce, prática e saudável

Leia também >> Água de limão com chia: enérgico natural para emagrecer

Dentre os anti-inflamatórios naturais, a chia também possui um excelente desempenho contra as infecções. Quem consome as sementes da chia diariamente garante mais saúde ao coração, isso porque, ela previne doenças cardiovasculares e melhora o desempenho do coração. Outrossim, elas são responsáveis para manter o corpo livre de toxinas, também, ajuda a eliminar o líquido retido, diminui o inchaço das pernas. Para quem sofre de insônia, essas sementinhas também podem ajudar a dormir a noite inteira. São tantos benefícios que fica até difícil relatar todos. Por exemplo, pra quem precisa perder peso, a chia é uma grande aliada. Isso porque quando consumida, ela aumenta 27 x de tamanho no estomago provocando uma grande sensação de saciedade.

Pão de chia e consumo

A saber, a chia pode e deve ser utilizada em tortas, pães, doces, saladas, na água com limão, sobre o iogurte e sobremesas. Ela não tem sabor, portanto, não causa nenhum incomodo ao paladar. Todas as vezes que vamos utilizá-la devemos colocar na água uma hora antes, pois elas vão quadriplicar de tamanho, pois se transformar em gel. Uma vez que já hidratou, está pronta para ser utilizada conforme desejada. Para finalizar e resumir todos os benefícios dessas sementes milagrosas, saiba que elas são grandes aliadas contra o colesterol alto e reduzem de forma importante o açúcar do sangue. Enfim, dentro suas propriedades nutricionais, além do ômega, ela tem ferro em abundância, proteínas e cálcio. Portanto, quando mais sementes de chia você consumir, melhor vai ser sua saúde.

pão de chia

Pão de chia

Ingredientes

  • 200 ml de água morna (1 copo)
  • 100 ml de leite morno (1/2 copo)
  • 50 ml de óleo vegetal (1/4 de vidro)
  • 450 gramas de farinha (3 1/2 copos)
  • 1 colher de sopa de sementes de chia
  • 50 ml de água para as sementes de chia
  • 1 colher de açúcar
  • 1 1/2 colher de chá de fermento
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 100 gramas de manteiga

Preparo

Primeiramente, vamos misturar a chia na água para que ela hidrate. Reserve as sementes e comece a massa. Em uma tigela, coloque 200 ml de água morna, a água não pode estar quente, apenas morninha. Em seguida, adicione o leite morno e o óleo. Misture bem, posteriormente, agregue o açúcar e o fermento, agora com a ajuda de um fuê misture bem até que o fermento esteja completamente dissolvido. Uma vez tudo dissolvido, é hora de começar a agregar a farinha de trigo. Coloque as 450g aos poucos e sempre mexendo e misturando para que a massa fica bem lisinha e fofinha. Quando terminar de adicionar a farinha, agregue a chia, a essa altura, a chia já se transformou em gel. Misture tudo bem.