Insulina natural: 5 alimentos estimulam a produção do hormônios

alimentos ricos em insulina
Compartilhe esse post:

A saber, a diabete é uma doença que pode causar vários problemas de saúde. Quando diagnosticada, precisa ser tratada a fim de melhorar a qualidade de vida do paciente, bem como, garantir uma vida longa e saudável. Uma coisa é certa, o paciente afeto de diabetes, precisa de insulina e hoje vamos apresentar alimentos ricos em insulna natural. Todavia, para você entender melhor, a diabetes tipo 1, ocorre a falência das células beta do pâncreas, responsáveis pela produção da insulina. Outrossim, hormônio que vai aumentar a captação de glicose pelas células. Neste caso, o paciente fica insulino-dependente, necessitando da aplicação diária de insulina.

Leia também >> Receita caseira regula de forma natural a produção de insulina no organismo

Leia também >> Fonte natural de insulina, ela é amiga da Diabetes e do Intestino

Entretanto, na diabetes tipo 2, que é a mais comum, o pâncreas ainda produz a insulina. Todavia, ela não tem uma grande efetividade, fazendo com que o nível de glicemia fique mais alto no sangue do que o normal. Bem como, podendo também levar a várias complicações futuras, como neuropatia, retinopatia, doenças cardiovasculares, entre outras doenças graves. Enfim, a insulina, é um hormônio produzido pelo pâncreas cuja função é fazer com que o açúcar presente do sangue entre nas células e se transforme em fonte de energia. Quando existe uma falha na produção ou ação da insulina, desenvolve-se a doença chamada de diabetes.

Parece complexo, mas na verdade não é. Ademais, o que precisamos entender, que sendo um paciente de diabetes, vai precisar de insulina. Quando se trata da diabetes tipo 2, fica mais fácil manter os níveis controlados. Isso porque, tendo uma dieta saudável, consumindo alimentos que auxiliam no controle do açúcar no sangue, já ajuda muito. Bem como, consumir alimentos ricos em insulina natural.

Alimentos ricos em insulina natural

1. Carboidratos Integrais – fonte de insulina natural

O primeiro grupo desses alimentos, são os carboidratos integrais. Eles são ricos em fibras, contém nutrientes que ajudam a controlar as taxas de açúcar no sangue. Bem como, o cromo, que é o principalmente nutriente dos carboidratos integrais, ajuda no metabolismo da glicose, fator positivo para todo paciente de diabetes. Outrossim, esse mesmo nutriente atua no controle do apetite, evitando então, aqueles picos constantes onde a pessoa morre de vontade de comer alimentos doces, ricos em açúcar. Portanto, todo diabético precisa ter uma dieta rica em carboidratos integrais. Nesse caso, o primeiro passo é substituir o arroz branco pelo integral e o pão branco pelo integral.

insulina natural

2. Folhas verdes

Elas são essenciais para o metabolismo de quem sofre de diabetes. Isso porque, são abundantes em magnésio. Mineral essencial ao organismo que melhora o comportamento dos receptores hormonais da insulina, o que melhora a captação de glicose pelas células. Isso melhora os níveis de glicose e a sensibilidade à insulina. Portanto, consumir salada crua todo dia, é fundamental para a saúde de um diabético. As folhas verdes, irão estimular a produção de insulina natural. Nesse caso, recomenda-se salada de folhas verdes cruas no almoço e no jantar. Os alimentos verdes são muito benéficos para a saúde. Bem como, fazem bem a pele, ao cabelo, melhoram o metabolismo, ajudam a emagrecer e reforçam as defesas do organismo.

3. Batata Yacon, rica em insulina natural

Conhecida como melhor amiga da diabetes, ela é uma grande aliada de quem tem sofre de diabetes, pois é fonte de insulina natural. A saber, é uma batata de textura macia, saborosa e levemente adocicada que lembra o sabor da pera ou do melão. Pode ser consumida crua, como uma fruta. Além de ter baixos índices glicêmicos, tem frutooligossacarídeo em quantidades que ajudam a melhorar a sensibilidade à insulina. O suco dela pela manhã, é indicado para tratar inúmeros problemas estomacais e intestinais, além de regular a glicose no sangue.

4. Farinha de maracujá

Feita da casca do maracujá, ela é rica em benefícios para a saúde, principalmente para quem sofre de diabetes. A saber, tem fibra solúvel na sua composição, que ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue. Pode ser misturada nas refeições em alimentos como arroz ou feijão, para ajudar a retardar a absorção dos açúcares. Outrossim, podemos consumir sobre o iogurte pela manhã, sobre as saladas, em molhos de carnes, ela não altera o sabor, ao contrário, dá um toque delicado e suave no aroma dos alimentos. Para quem sofre de ansiedade, ela funciona como um calmante natural.

5. Chocolate amargo 70% cacau

Para quem ainda não sabe, o chocolate amargo com alto teor de cacau, é um verdadeiro remédio natural para muitas doenças. Utilizado desde nossos antepassados como tônico, remédio natural e outros, ele realmente era uma solução terapêutica excelente no combate de inúmeras doenças. A saber, tem alto teor de flavonoides, que ajudam no controle da pressão arterial e melhoram a sensibilidade à insulina de hipertensos. O ideal para os diabéticos é consumir o chocolate diet (sem açúcar) com alto teor de cacau (amargo).

Espero que a partir de hoje, você melhore sua dieta diária, e consuma mais alimentos que favoreçam a produção natural de insulina. Outrossim, que passem a consumir alimentos que contribuam no controle da glicose no sangue. A boca é a bússola que nos leva a mais qualidade de vida, mais saúde, mais imunidade, só depende do que comemos e não vigiarmos, podemos sim, morrer pela boca. Nesse artigo citamos apenas 5 grupos de alimentos, mas tem muitos outros que são ricos em insulina natural, como a nêspera, a folhas de manga, a salsa, alinhaça, a canela, entre tantos outros.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.