A saber, alimentos saudáveis e nutritivos precisam estar em seu cardápio. A dieta alimentar de uma pessoa diz muito a respeito do tipo de qualidade de vida que ela leva. E na maioria dos casos, de inchaço abdominal, gazes, intestino preso ou solto, estão relacionados a dieta alimentar adotada. Entretanto, se mesmo depois de você mudar sua dieta alimentar, o problema persistir, significa que você precisa procurar um médico. Alguns casos, são graves mesmo, por exemplo, as pessoas que sofrem de intolerância passam por esses sintomas e se há uma intolerância alimentar, é necessário tratar.
Lista de alimentos a evitar para prevenir o inchaço abdominal
Abaixo você vai encontrar um grupo de alimentos que provocam e estimulam o inchaço abdominal. Bem como, o acúmulo de gazes, retenção de líquidos, dificuldade em evacuar ou diarreia. Contudo, se mesmo depois de mudar sua dieta alimentar e você seguir todos os conselhos, não houver melhora, procure seu médico, faça exames para descobrir a origem do problema. Outrossim, para tratar de forma correta e não ter mais esses constrangimentos.
1. Bebidas gaseificadas também geram inchaço abdominal
Se você não sabe, refrigerantes liberam dióxido de carbono. O que isso significa? Que com certeza sua barriga vai sofrer com inchaço. O próprio gás da bebida gera um inchaço no abdômen. Em seguida, o corpo começa a responder esse inchaço acumulando gazes, gerando cólicas e até mesmo prendendo o intestino em alguns casos. Outrossim, A maioria dos refrigerantes contém uma elevada quantidade de ácido fosfórico que impede o corpo de absorver o cálcio necessário para fortalecer os ossos. Dessa forma, pessoas que bebem refrigerantes regularmente podem desenvolver problemas como cáries ou osteoporose.
2. Feijão
O feijão contém oligossacarídeos, que não são facilmente digeridos pelo organismo. Isso estimula a formação de gazes, gera inchaço e muito desconforto para quem consome feijão. A saber, a dica é coloque o feijão de molho numa panela com água e deixe de molho por algumas horas antes de começar a cozinhá-lo, a fim de aumentar a sua digestibilidade. Bem como, colocar rodelas de limão por cima para atenuar os efeitos da formação de gazes.
3. Leite
Este pode ser o motivo do inchaço e dos gases, mas seus derivados (como o queijo) também causam problemas. Geralmente pessoas que sofrem de intolerância a lactose podem sofrer seriamente com o inchaço abdominal e gazes. Bem como, cólicas e diarreia líquida. O único modo de se livrar dos sintomas, é cancelar o leite de vaca da sua dieta e substitui-lo por leite de amêndoa, de coco, de gergelim, de inhame e outros.
4. Alimentos salgados
Você precisa ter cuidado e escolher alimentos que não são ricos em sal e limitar a ingestão diariamente. Isso porque, este ingrediente contribui para a retenção de água no corpo. Outrossim, evitar alimentos salgados industrializados ricos em sódio, pois eles também são prejudiciais a saúde e estimulam a retenção de líquido e o inchaço. O mesmo vale doces e chicletes ricos em açúcar artificial. Ambos fazem muito mal ao organismo, estimulam o inchaço abdominal, acúmulo de gorduras e gazes. Esse tipo de alimento, é conhecido como pseudoalimento, ou seja, parecem ser alimentos, mas não são, ao contrário, fazem muito mal ao intestino.