Rins: órgão vital que precisa ser desintoxicado com frequência


Os rins são muito importantes para a saúde vital do nosso organismo. Embora sejam relativamente pequenos, eles são responsáveis por filtrarem todo o sangue que corre em nossas veias. Ainda, são responsáveis na eliminação dos resíduos como o ácido úrico, amônia, ureia e demais substâncias nocivas.

Para você entender melhor a importância dos rins, separamos abaixo suas principais funções detalhadas e suas respectivas explicações.

  • Filtrar todos os líquidos corporais com a produção da urina para exercer sua função principal, que é de desintoxicação e excreção. Entretanto, é apenas uma das principais funções exercidas pelos rins. As demais, conforme aponta o médico urologista Cláudio Loureiro, são:
  • Eliminar substâncias tóxicas endógenas oriundas do metabolismo, como por exemplo, a ureia e a creatinina;
  • Eliminar substâncias exógenas como medicações, antibióticos, aditivos químicos e drogas;
  • Manter o equilíbrio de eletrólitos no corpo humano, bem como sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, bicarbonato, hidrogênio, cloro e outros;
  • Regular o equilíbrio acidobásico, buscando manter constante o pH ideal do organismo que deve ser levemente alcalino, idealmente entre 7,36 a 7,42;
  • Equilibrar a pressão e o volume de líquido corporal, retendo ou eliminando o excesso de água do organismo, ou seja, manter a pressão e o volume hídrico constante;
  • Regular a composição sanguínea de células vermelhas, sais minerais, hormônios, nutrientes e outros;

Nutrição de ossos e dentes

Produzir hormônios como a eritropoietina que estimula a produção de hemácias (células vermelhas do sangue). A renina que eleva a pressão arterial, a vitamina D que atua no metabolismo dos ossos e regula a concentração de cálcio e fósforo no organismo, além das cianinas e prostaglandinas.

Diante da importância do bom funcionamento desses órgãos, Loureiro cita alguns sinais que servem como alerta: inchaços frequentes, principalmente de pernas e pés. Bem como, alterações no aspecto da urina (cor de Coca-Cola, sanguinolenta, espumosa).

Outrossim, urina em excesso pode sinalizar diabetes. Pouca urina e ardor durante a micção. Palidez constante, aumento de pressão arterial. Náuseas e vômitos, boca seca ou gosmenta e hálito cetônico. Ossos e dentes muito frágeis ou sensíveis, asma e bronquites. Problemas de zumbido e audição e dores lombares.

Saúde dos rins

Infelizmente hoje somos vítimas de um estilo de vida moderna que efetivamente está comprometendo a nossa saúde em geral. Em função da péssima alimentação, da vida sedentária e dos péssimos hábitos que adotamos, nosso organismo tem sido sacrificado a ponto de comprometer alguns dos seus órgãos.

Um desses órgãos é propriamente os rins. E um outro problema é também o fato de que nossos rins nem sempre apresentam sinais de problemas. Pode acontecer de uma pessoa passar anos e nem sequer perceber que os rins estão comprometidos e quando vier a descobrir, talvez seja tarde demais.


Por isso, é totalmente necessário cuidar da saúde desse órgão. Primeiro se preocupando com o bom funcionamento. Em segundo promovendo a desintoxicação com frequência para que assim, suas funções sejam potencializadas.

Talvez o leitor esteja se perguntando como faço para limpar meus rins, a resposta é simples, anote a receita abaixo. Bem como, consuma com frequência. Além de deliciosa e refrescante, ela limpa os rins e ainda promove a perda de peso.

rins orgao vital

Receita Natural para limpar os rins

Consumir água com abundância também ajuda a manter um bom funcionamento dos rins. Portanto, procure consumir de 2 a 3 litros de água ao dia. Bem como, pode ser na forma de chá, de sucos naturais e água normal.

Todavia, fazer 30 minutos de caminhada ao dia, também ajuda muito. A caminhada ativa o metabolismo e desperta o organismo convidando-o a se movimentar. Dessa forma, esse processo estimula todas as funções vitais do corpo.

Uma vez que elas entram em movimento, fica mais fácil expelir o que não presta. Consumir frutas diuréticas também ajuda muito. Elas por serem diuréticas estimulam o funcionamento dos rins e previnem a retenção de líquido.

A receita de hoje leva

Melancia – excelente para desintoxicar os rins e tratar infecções no trato urinário.

Açafrão da terra – A saber, alivia a inflamação, devido às suas propriedades anti-inflamatórias. Bem como, podemos encontrar várias bibliografias que retratam estudos de caráter científico que demonstram o poder da cúrcuma.


Limão – uma das melhores fontes de ácido cítrico. Portanto, essa substância impedem a formação de pedras. Além disso, o limão é adstringente e um potente desintoxicante.

Gengibre – Rico em vitamina C, magnésio e outros minerais que o tornam extremamente benéfico para a nossa saúde em geral. Outrossim, é um anti-inflamatório e ótimo na desintoxicação.

Ingredientes

  • ½ Colher de chá de açafrão em pó;
  • 2 Colheres de chá de suco de limão espremido na hora;
  • 1 Xícara de suco de melancia;
  • 1 Colher de chá de gengibre ralado.

Preparo

Primeiramente, misture todos os ingredientes em uma jarra, mexa com delicadeza sem agitar muito. Posteriormente deixe repousar por 10 minutos, coe o suco e tome em seguida. Se assim desejar, pode-se adicionar gelo nos dias quentes, assim a bebida fica ainda mais refrescantes.

Dica: há pessoas que adicionam folhas de hortelã, para dar um sabor refrescante ao suco.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.



Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!