Muitas pessoas acreditam que comer ovos faz mal à saúde e aumenta o colesterol. Mas isso não é verdade. Pelo contrário, é um equívoco pensar assim, pois consumir ovos diariamente faz bem à saúde ao corpo, e fortalece a imunidade.
Ovos são fonte de proteínas e contêm as vitaminas A, D e E, B12, riboflavina e folato. Outrossim, de minerais como iodo, ferro, cálcio, zinco e selênio. Além disso, a maioria das pessoas pode comer vários ovos por dia sem que isto afete seus níveis de colesterol.
Todo alimento que é consumido de forma exagerada pode trazer problemas para a saúde e isso se aplica também aos ovos. Todavia, não significa que se você comer 2 ovos todos os dias pela manhã, terás problema de saúde. Ao contrário! Eis aqui o que acontece com o seu corpo se você comer dois ovos por dia, todos os dias.
A memória melhora
A gema do ovo contém colina, um aminoácido fundamental para a transmissão de pequenos impulsos nervosos que nos ajudam a lembrar de detalhes como onde pusemos as chaves do carro, ou onde deixamos o celular, por exemplo. Estudos mostram que adicionar colina à dieta melhora a memória e a capacidade de reagir rapidamente.
A visão melhora
Pesquisas mostram que os ovos são ricos em luteína, vitamina que ajuda a manter a visão apurada e clara. Ademais, a luteína é naturalmente encontrada nos olhos. A saber, ela protege a retina dos efeitos nocivos do sol e reduz os riscos de catarata.
Ossos e dentes ficam mais fortes
Ovos são ricos em vitamina D, que regula os níveis de cálcio e fósforo no sangue. Outrossim, comer ovos também ajuda o corpo a absorver cálcio, o que dá mais força aos ossos e previne a osteoporose.
A pele, o cabelo e o fígado ficam mais saudáveis
Todavia, a deficiência de folato é comum em mulheres que não ingerem a quantidade necessária deste tipo de vitamina B. Felizmente, os ovos são uma boa fonte desta vitamina. Outrossim, o folato ajuda a metabolizar aminoácidos necessários para a divisão das células e a formação das células vermelhas do sangue.
O risco de doenças cardíacas diminui
Um grupo de pesquisadores canadenses descobriu que existe uma ligação entre a alimentação rica em ovos e a redução do risco de doenças cardiovasculares e câncer. A pesquisa foi publicada na Science Daily. O segredo é que a gema do ovo contém dois antioxidantes importantes: triptofano e tirosina.
A perda de peso fica mais fácil
Pesquisadores americanos concluíram que comer ovos no café da manhã, quando se faz uma dieta de baixa caloria, acelera a perda de peso em até duas vezes. Outra boa notícia? Eles dão uma sensação de saciedade que dura bastante tempo. Então, é mais fácil não cometer aqueles deslizes entre as refeições – o que certamente ajuda na perda de peso.
O envelhecimento desacelera
Ovos contêm aminoácidos que constroem e renovam as células. Conforme envelhecemos, nossa necessidade de vitamina D aumenta. Embora, a recomendação para pessoas com mais de 60 anos é de 10 microgramas. Contudo, um ovo contém aproximadamente 0,7 microgramas de vitamina D.
O sistema imunológico fica mais forte
Quer ficar saudável? Coma ovos! Estudos já mostraram que apenas dois ovos por dia são capazes de proteger de infecções, doenças e diversos vírus. A saber, um ovo contém 22 por cento da dose recomendada de selênio, que fortalece o sistema imunológico.
As chances de engravidar aumentam
A vitamina E, naturalmente encontrada nos ovos, melhora a saúde do esperma nos homens. Outrossim, nas mulheres grávidas, encontramos a vitamina E é no fluido que cerca o embrião, explica a revista Parents.
A saber, a deficiência de folato, que também pode ser encontrado nos ovos, pode causar anemia. Todavia, o folato é fundamental para o desenvolvimento dos bebês durante a gravidez.
Visitem nosso Istagram ou nossa Pagina no Facebook…