Bolo rei mineiro, receita simples e deliciosa

bolo rei mineiro de coco
Compartilhe esse post:

Leia também:

Bolo de queijo com calda de vinho, divino e perfeito

Liquidificou e assou, esse bolo mole de fubá, é um sucesso

Bolo de minutos, sai do forno confeitado, massa extra macia

Algumas histórias relatam que foram os portugueses a trazerem a receita para o Brasil, contudo, não se sabe ao certo qual a origem desse bolo. Em Portugal por exemplo, o bolo rei é um prato natalino bem comum nas festas de fim de ano. Já no Brasil, é consumido o ano inteiro, mas no interior de Minas, é comum nas festas populares. Independente da sua origem ou cultura, pois não sabemos ao certo o que é verdade ou conto, o bolo rei mineiro, sem dúvida, é delicioso. Bem como, uma receita prática, de rápido preparo e que agrada qualquer paladar. Uma coisa tenha certeza, na sua casa todos vão amar essa receita, vai chover elogios e as visitas ainda vão te pedir a receita e como se faz essa iguaria da culinária brasileira.

Receita do Bolo Rei

Ingredientes

  • 4 ovos inteiros
  • 4 colheres de sopa de manteiga ou margarina
  • 200 ml de leite de coco
  • 1 caixinha de leite condensado
  • 1 xícara e meia de leite integral
  • 5 colheres de sopa de amido de milho
  • 100 g de coco seco ralado

Passo a passo de como fazer

Primeiramente, no copo do liquidificador, adicione os ovos, a manteiga, o leite de coco, o leite condensado e o leite integral. Em seguida, bata por aproximadamente 4 minutos, até obter uma mistura homogênea e cremosa. Por fim, acrescente o amido de milho e o coco ralado à mistura e bata novamente até que todos os ingredientes estejam bem incorporados. Agora, transfira a massa para uma assadeira previamente untada e polvilhada com amido de milho. Antes de despejar a massa do bolo na forma, vamos colocar dentro da forma calda de açúcar, você deve cobrir o fundo da forma com calda de açúcar, geralmente 150 ml de calda é suficiente para cobrir todo o fundo. Posteriormente, sobre a calda de açúcar polvilhe um pacote de coco ralado até cobrir completamente a calda de açúcar.

Enfim, com bastante cuidado e delicadeza, despeje a massa do bolo que está pronta. Se desejar, polvilhe coco ralado por cima para dar um toque extra de sabor e textura. Asse em forno pré-aquecido a 180°C por 50 a 60 minutos em banho maria. O tempo pode variar de acordo com o seu forno, por isso, é importante ficar atento ao ponto do bolo. Todavia, para saber se o bolo está assado, faça o teste do palito: se o palito sair úmido, mas não molhado, o bolo está pronto. Caso o bolo comece a dourar demais e ainda esteja cru no interior, cubra com papel alumínio e continue assando em banho-maria até que o interior esteja completamente cozido. Uma vez assado, retire do forno e deixe o bolo esfriar completamente fora da geladeira antes de desenformar para garantir que ele mantenha sua forma e textura.

Dicas adicionais

Para o fundo da assadeira, antes de começar a fazer o bolo, prepare a calda de açúcar e deixe esfriar. A calda não deve ficar muito grossa e nem muito líquida. Separe também um pacotinho de coco extra para polvilhar sobre a calda de açúcar. Se possível use uma forma daquelas com fundo removível, pois é mais fácil de desinformar e garante que o bolo tenha uma aparência linda e perfeita para decorar a mesa. Não esqueça de colocar 100ml de vinagre de álcool dentro da forma do banho maria, pois isso evita que a forma fica escure. Se necessário, use papel alumínio sobre o bolo, pois assim não ficar torrado e nem muito escuro. Depois de assado, recomenda-se esperar esfriar bem para desinformar. Enfim, última dica, pode usar qualquer tipo de forma, quadrada, retangular ou com buraco no meio. Porém com buraco no meio, é mais difícil de desinformar.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.