Aloe Vera: beneficios, propriedades e contraindicaçoes

capa aloe vera
Compartilhe esse post:

Cura herpes labial

Isso mesmo que você leu, a planta é maravilhosa e grande aliada no tratamento de herpes. Isso porque, tem propriedades antivirais e anti-inflamatórias. Bem como, ajuda a curar herpes labial rapidamente e ajuda a reduzir a dor associada a ela. É suficiente aplicar aloe no herpes algumas vezes ao dia. Os aminoácidos e a vitamina B6 naturalmente contidos no gel de aloe atuam como um analgésico natural.

Hidrata os cabelos e couro cabeludo

Por fim, a aloe vera é excelente para cabelos secos: contém muitas vitaminas, minerais e propriedades hidratantes, que são úteis para deixar os cabelos hidratados, fortes e brilhantes. Isso graças às suas propriedades antifúngicas e antibacterianas, que limpam os fios e mantém as bactérias longe do couro cabeludo. O método de uso é bem simples. Você pode aplicar o gel de aloe vera no cabelo diretamente após a lavagem ou usá-lo como um gel natural, especialmente se sofrer de caspa. Outrossim, saiba que o uso do gel acelera o crescimento dos fios!

Benefícios do aloe vera

Os benefícios são inúmeros. Em particular, dependendo do resultado desejado, esta planta é usada de várias maneiras.

Aloe como depurativo

A planta do aloe tem um poder desintoxicante; a ingestão do suco de aloe vera, portanto, ajuda o corpo a se purificar das toxinas acumuladas. Recomenda-se a realização de ciclos conforme necessário.

Aloe para o sistema imunológico mais forte

Aloe vera também tem um poder imunomodulador; se consumido com frequência, melhora a resposta imunológica do corpo ao vírus, bactérias e outros microrganismos. Todavia, essa ação é possibilitada pelo princípio ativo Acemanan, que estimula a produção de hemácias, em especial macrófagos.

Aloe contra bactérias e vírus

Além de fortalecer o sistema imunológico, o Aloé favorece a eliminação direta de bactérias e vírus. É justamente por isso que é muito utilizado em produtos de higiene bucal ou íntima.

Aloe como anticâncer

Esta é uma característica do aloe vera, mas também do aloe arborescens. É particularmente eficaz na prevenção de doenças; também pode reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia e da radioterapia.

O Aloé como auxiliar da digestão

O Aloé também ajuda o aparelho digestivo: melhora a digestão dos alimentos e ajuda a sua correta absorção no intestino. Outrossim, também graças ao efeito benéfico que exerce sobre a flora bacteriana.

Aloe para cuidados com a pele

A planta apresenta propriedades terapêuticas que cuidam da saúde da pele. Na verdade, o gel extraído desta planta: auxilia na cicatrização de feridas; promove a hidratação da ferida; alivia a sensação de coceira ou queimação.

Babosa para a saude

Aloe vera na história

O Aloe vera é conhecido há milênios por suas propriedades benéficas que favorecem seu uso na medicina. Seu nome “aloe” parece ter se originado da palavra árabe “alua”, que significa “amargo”, com uma clara referência ao seu sabor. Os médicos da dinastia Sung, por volta de 1276 aC, os Nefertiti e Cleópatra conheciam e usavam o aloe vera como um hidratante natural para espalhar no rosto, para manter a pele sempre jovem. Cristóvão Colombo, em seus diários de bordo, lembrou-se de como o extrato de babosa era uma espécie de remédio universal. De fato, a cada nova viagem, a primeira coisa que ele preguntava era se tinha Aloe na embarcação, se tinha aloe vera, estava tudo ok e tudo correria perfeitamente bem.

Efeitos colaterais da aloe vera

Os efeitos colaterais do aloe vera ocorrem quando o gel não é purificado o suficiente. Portanto, se consumido, pode ser responsável pela irritação gastrointestinal. Além disso, é importante avaliar quaisquer interações com drogas quimioterápicas ou outras drogas gastro prejudiciais.