Cebola roxa: suas propriedades medicinais, são poderosas

cebola roxa
Compartilhe esse post:

Contraindicações de cebola roxa

Este alimento não é contraindicado, exceto em casos de hipersensibilidade ou reações alérgicas a um de seus princípios ativos. Entretanto, é melhor não exagerar, pois pode causar efeitos colaterais como náuseas, azia e formação de gases intestinais. Como todo alimento, ela deve ser consumida dentro dos parametros normais. Se eu exagerar, terei problemas, isso vale para qualquer chá medicinal, qualquer alimento, terapia alternativa, e também para aumento do peso, tudo que eu exagero, me traz problemas.

3 benefícios para a saúde

1. Amiga do coração

A cebola roxa contém uma mistura formidável de substâncias de enxofre e polifenóis que nos protegem de ataques cardíacos e derrames. Em 2008, o Instituto Mario Negri de Milão realizou um estudo sobre os benefícios da cebola roxa em 760 pessoas após um ataque cardíaco e 682 indivíduos saudáveis. A saber, os resultados, publicados no European Journal of Nutrition, mostram que comer uma cebola por semana reduz o risco de ataque cardíaco em até 20%. Portanto, sim, ela é amiga do coração e consumi-la com frequência vai prevenir doenças vasculares e inclusive um ataque cardíaco.

2. Proteção contra alergias

A cebola roxa é um poderoso anti-histamínico natural graças à quercetina, um flavonoide que impede a liberação de histamina. Outrossim, combate as reações alérgicas ao pólen e fortalece o sistema imunológico. Portanto, se você sofre de alergias e é dependente de anti-histamínico, comece hoje mesmo a comer cebola, pois é muito saudável consumir o alimento natural, do que tomar esses remédios sintéticos.

3. Inimigo dos tumores

De acordo com o Fundo Mundial para Pesquisa do Câncer, os compostos de enxofre encontrados na cebola desempenham um papel importante na prevenção do câncer de estômago e cólon. Outrossim, foi a Universidade de Guelph, no Canadá, que apontou que a cebola roxa é a mais rica do mundo em quercetina e antocianinas. Isso porque, as substâncias criam um ambiente desfavorável para as células cancerosas a ponto de inibir seu crescimento e levá-las mais rapidamente até a morte. Ou seja, se a célula do câncer não consegue se reproduzir dentro do organismo, é impossível o tumor crescer.

Melhor crua ou cozida?