Em particular, o vegetal possui baixa caloria e podemos consumir com segurança, mesmo por quem está de dieta. A sasber, uma pequena porção de 100 gramas, tem apenas 20 calorias aproximadamente. Portanto, podemos usar e abusar da cebola em vários pratos. Em saladas no verão, em sopas e velutatas no inverno, molhos de carne. Ela não apena confere sabor aos alimentos, mas também tempera e isso permite que você deixe de lado aqueles temperos tipo sazon, caldo Knoor e outros. Por fim, quanto aos seus valores nutricionais, notamos que é rica em vitaminas C, K, J e grupo B e em sais minerais como potássio, ferro, magnésio e fósforo. Enfim, a cebola também seu papel medicinal na saúde do homem antigo, pois dela se fazia xaropes, elixir e outros.
As propriedades da cebola roxa
Uma das principais características desse vegetal, é a presença de diversos antioxidantes, úteis no combate aos radicais livres e na prevenção do envelhecimento celular. Por exemplo, a quercetina, de acordo com alguns estudos, tem uma forte propriedade antitumoral: bloqueia o crescimento das células cancerosas e estimula a sua morte espontânea. Essa mesma substância antioxidante desempenha importante função para o coração, pois reduz a pressão e previne doenças cardíacas e renais. Além disso, a cebola roxa ajuda a reduzir o nível de colesterol ruim e glicose no sangue – de fundamental importância para quem tem diabetes.
A quantidade de fibras, por outro lado, favorece a digestão e aumenta a sensação de saciedade, além de garantir o trânsito intestinal regular e eficaz. São também conhecidas as propriedades desintoxicantes e diuréticas deste vegetal: ajuda a expulsar metais, resíduos e toxinas. Bem como, estimula a diurese e reduz a retenção de água. Por fim, possui ação antibacteriana e antiviral, auxiliando o sistema imunológico no combate a doenças.