Prego ou parafuso no feijão para curar anemia, sera que funciona?

prego no feijao
Compartilhe esse post:

Você já ouviu falar que colocar um prego para cozer junto com o feijão ajuda a combater a anemia? Na verdade, existem duas formas químicas para o ferro. Uma delas é “heme” (Fe+2). Encontrada em alimentos de origem animal e mais facilmente absorvida pelo organismo. Há também a forma “não heme” (Fe+3). Presente em leguminosas e vegetais verde-escuros. Para ser mais bem aproveitada pelo organismo. Esta última precisa passar por modificação química. Isso pode ser feito pela ingestão de alimentos ricos em vitamina C.

Por isso, é correto o hábito de comer feijoada com laranja. Porém, de nada adianta colocar um prego para cozer no feijão, pois o ferro presente no objeto está na forma “não heme” e, durante o cozimento, muito dificilmente passará para a forma “heme”. Mesmo que isso ocorra será em valores insignificantes. Além disso, o prego possui outros elementos que podem provocar intoxicação química. A causa da anemia provém de vários tipos de problemas. Ademais, não existe apenas a deficiência do ferro que desencadeia uma crise anêmica. Mas sim uma série de fatores.

prego no feijao

A anemia é caracteriza pela falta de hemoglobinas ou hemácias no sangue. Isso provoca queda de pressão, cansaço excessivo, palidez, fraqueza, falta de ar e outros…

O tipo mais comum de anemia, a falta de ferro no organismo. Todavia, o corpo absorve esse ferro a partir dos alimentos, grãos, vegetais, carnes. O ferro é um nutriente importante para nosso organismo, isso para não dizer essencial. Pois através dele, ocorre uma maior produção de glóbulos vermelhos, que são os responsáveis para levar o oxigênio até as células.