Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

4 Receitas naturais para tratar a dermatite infantil em casa

Dermatite Infantil
Compartilhe esse post:

Nada é tão sensível nesse mundo quanto a pele dos bebês. Por isso, quando um bebezinho é afeto de qualquer tipo de erupção cutânea ou irritação da pele, ele fica muito irritado. Chora, fica agitado, nada o agrada. Isso porque, as irritações mais conhecidas como dermatite infantil, provocam muita dor. Bem como, provocam um grande incomodo para o bebê. A dermatite atópica ou dermatite infantil, é um mal que incomoda as crianças de qualquer idade. Entao, imaginem um bebê, a situação se torna terrível. Isso devido a coceira e a vermelhidão. Nesses casos, aconselhamos procurar um pediatra.

Leia também >> Médico brasileiro ensina a cura para o câncer e alergias

Leia também >> Médico americano ensina técnica para eliminar manchas da pele

Contudo, geralmente vai prescrever sabonetes para secar a dermatite, loções e pomadas. Tudo vai depender do quadro do eczema. Porque se houver uma infecção, provavelmente o bebê precisara de uma terapia mais rígida a base de antibióticos. Quando uma dermatite infantil se apresenta de forma moderada. Isto é, apenas algumas irritações na pele, com leves erupções, coceiras e levemente vermelho, podemos usar alguns tratamentos alternativos, caseiros e naturais que fazemos em casa e que geralmente promovem o alívio imediato das irritações. Portanto, hoje vamos falar exatamente disso, separamos quatro técnicas simples e naturais que vão trazer alívio para seu bebê diante dessa dermatite, continue lendo e descubra como tratar a dermatite.

dermatite

Dermatite Infantil

Geralmente a dermatite aparece por volta dos dois meses de vida do bebê e pode se prolongar até os 12 anos de idade. Outrossim, em 60% dos casos ela desaparece com o passar dos anos e em outros dura a vida toda. Seus sintomas são bem comuns, vermelhão, erupções, pequenas erupções no rosto, na nuca, nas dobrinhas. Bem como, nas partes de maior atrito do corpo, como joelhos, cotovelos, coxas. Quem mais sofre com a dermatite são aquelas crianças que possuem uma perda natural da oleosidade da pele. Nesses casos a pele se apresenta sempre muito seca.

Todavia, isso faz com que as crianças cocem demais em determinadas zonas e como consequência surgem as erupções que se coçadas, fazem uma inflamação cutânea. Ademais, nesses casos é necessário um tratamento mais acurado e orientado por um pediatra infantil. O que fazer? Manter a pele sempre muito hidratada, isso é obrigatório. Bem como, crianças que sofrem de pele seca, precisam ser hidratas com cremes pelo menos 3 x ao dia.

Outrossim, devem consumir muito líquido. Sempre após o banho as regiões de maior atrito, assim com as dobras da criança, precisam ser secas muito bem, e posteriormente devem ser hidratadas com abundância. Bom, como citamos determinados casos podemos tratar em casa de forma natural. Como por exemplo um banho de aveia que limpa as feridas e hidrata-as com profundidade e ainda ajuda a aliviar a dor do bebê e a coceira. Por fim, chega de blá blá blá e vamos as receitas, pois nossos pequenos merecem todo carinho do mundo!

Recursos naturais para tratar a dermatite do bebê

1. Hidratar

Manter a pele do bebê bem hidratada deve ser sempre o primeiro passo em qualquer tratamento de eczema. Use uma loção natural de aloe vera várias vezes ao dia, especialmente após o banho do bebê. Reaplique quantas vezes for necessário para evitar que a pele do bebê seque. Evite qualquer produto de limpeza forte e certifique-se de que o bebê consuma bastante água. Pois isso vai ajudar a manter a pele hidratada. Bebês mamam no peito, apresentam dermatite atópica com menos intensidade e geralmente suas erupções são bem leves.

2.Banho de aveia

Quando a pele do bebê fica muito irritada, um banho de aveia pode ser muito reconfortante e ajuda na cicatrização da pele. Coloque duas xícaras de farinha de aveia em um processador de alimentos (ou use um moedor de café) e processe até que fique somente o pó. Adicione o pó de aveia na banheira com água morna e misture bem. Mergulhe seu bebê no banho de aveia por 15 minutos, enxágue com água limpa e seque a pele com uma toalha bem macia. Quando as feridas do eczema do bebê estão muito irritadas e a coceira é bem intensa, o banho de aveia é a melhor alternativa que existe. Pois acalma imediatamente e você pode fazer 2 x ao dia.

3. Lavagem natural da pele com ervas

Como mencionado acima, precisamos aliviar o sofrimento dos nossos pequenos para que assim eles possam permanecer calmos e tranquilos. A próxima lavagem natural da pele é muito suave e ajuda na coceira. Misture 1 colher de chá de raiz de confrei, 1 colher de chá de casca de carvalho branco, 1 colher de chá de casca de olmo e duas xícaras de água em uma tigela. Misture tudo bem e despeje em uma panela. Aqueça em fogo médio até ferver e, em seguida, deixe ferver por trinta minutos. Deixe a mistura esfriar, depois coe eliminado os resíduos das ervas e use o líquido como loção aplicando em todas as partes da pele irritada.

A mistura natural não elimina a dermatite, mas alivia a coceira e cicatriza a eczema. Logo o bebê sente alívio imediato. Fator positivo, pois isso faz com que ele não tente coçar. Outrossim, como sabemos, quando uma criança coça as feridas, o atrito da unha com a pele, provoca a inflamação. Bem como, podendo inclusive provocar uma infecção mais séria. Por isso é importante manter as feridas sempre limpas e secas. Igualmente, cuidar para que o seu pequeno não coce. Use várias vezes ao dia a loção natural, para limpar, para hidratar as regiões mais afetadas e para suavizar a coceira.

4. Loções curativas

Quando a eczema está muito inflamada, nossa primeira atitude é tentar aliviar o sofrimento do bebê. Como mães, nosso desejo é que esse mal estar passe o mais rápido possível. Bem como, que o bebê possa sentir alivio, por isso te convidamos a investir em loções que aliviem essas coceiras e acelere a cicatrização das feridas. A saber, as loções curativas podem ajudar a reduzir o tempo de cicatrização e hidratar e proteger a pele de infecções mais sérias. Você conhece as folhas de cranberry? Essa folha é diurética, antisséptica, bactericida, adstringente, anti-inflamatória. Bem como, tonifica a pele e ainda acelera a cicatrização de feridas.

Outrossim, possui efeito sedativo e acalma a coceira, é indicada no tratamento natural de herpes. Essas folhas são super indicadas para aliviar a inflamação do eczema e melhorar a irritação que acompanha a coceira. Como usar? Compre as folhas secas e desidratadas na loja de produtos naturais e faça uma infusão bem forte e use como loção na pele do bebê. Você também pode fazer banhos, principalmente se seu bebê tiver dermatite infantil em todo o corpo. O banho vai aliviar e acalmar seu pequeno. O zinco é outro ótimo ingrediente. Aplique a loção de zinco diretamente na área afetada.

O zinco também pode ser tomado como um suplemento em comprimidos. Tomando-o regularmente, pode ser um tratamento eficaz do eczema (o zinco deve ser utilizado com a orientação do médico). Uma alternativa saudável e muito eficaz é usar loção que contenha vitamina E ou aplique o próprio óleo de vitamina E diretamente na área afetada. Ele irá reduzir rapidamente a coceira e melhorar a cicatrização. Portanto, continue a aplicar o óleo de vitamina até que a pele esteja completamente recuperada.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.