Benefícios da quinoa para a saúde e para emagrecer


A quinoa, como é chamada em algumas regiões, é considerada uma espécie de cereal como o arroz e o trigo. Todavia, ambos possuem os mesmos nutrientes. Bem como, oferecem diversos benefícios. No caso dos benefícios da quinoa, está o fato de que contém substâncias que ajudam no transporte de oxigênio para as células sanguíneas.

Ademais, conhecida também como um dos alimentos mais completos e nutricionais, apreenta propriedades que ajudam a emagrecer. Entretanto, para conhecer um pouco mais sobre os benefícios da quinoa, acompanhe o artigo, lendo até o final.

Benefícios da Quinoa

Primeiramente você precisa saber que ela não é apenas indicada para perder peso. Pelo contrário, amiga do coração, pois seu consumo frequente, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. Bem como, faz muito bem para a saúde dos músculos, principalmente para atletas e pessoas que gostam de malhar.

Além de ajudar a emagrecer, a quinoa oferece diversos benefícios para o corpo. Conheça quais são esses benefícios da quinoa e quais deles podem ser vantajosos para você.

  • Ajuda no fortalecimento muscular
  • Previne doenças cardiovasculares
  • Reduz colesterol
  • Fortalece os ossos
  • Previne doenças como osteoporose e hipertensão
  • Ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios
  • Favorece o emagrecimento
  • Fortalece o sistema imunológico e auxilia no processo de cicatrização
  • Recomendada para pessoas que possuem doença celíaca
Quinoa

As quantidades significativas de ômega 3 e 6 encontradas na quinoa, são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. Bem como, também ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão. Isso devido a suas quantidades de cálcio.


Como a Quinoa ajuda no emagrecimento?

A quinoa ajuda a emagrecer porque fornece muita nutrição e, por conta disso, podemos utlizá-la na ssubstituição de alimentos que são muito importantes para a alimentação de todas as pessoas, como o arroz, por exemplo.

Essas sementes são ricas, ainda, em proteínas, vitaminas minerais e festivais e ajudam a fazer com que a regulação do colesterol melhore o funcionamento intestinal. Também utilizamos a folha da quinoa na confecção de sopas e saladas. A saber, ela combina muito bem com o cuscuz.

Os amantes da semente, alegam que uma das principais características dela, é possuir um sabor suave. Por isso, é fácil introduzi-la rapidamente na alimentação de várias pessoas. Essas são os principais fatores da quinoa para emagrecer.

Como é a produção e o mercado de quinoa?

A produção de quinoa, no Brasil, é feita através da colheita da semente. O Brasil tem capacidade territorial e climática para cultivar a semente. Todavia, a maior parte desses grãos são vendidos para a Bolívia.

Propriedades da quinoa

A quinoa é muito rica em proteínas, como foi dito anteriormente. Porém, este não é o único fator que participa da sua composição. Vitaminas do completo B (B1, B2 e B3) são responsáveis pela absorção de cálcio e E. Bem como, que são os antioxidantes, também fazem parte de sua solução.


O potássio, ferro, magnésio e zinco também fazem parte da fórmula. Ademais, os aminoácidos presentes na quinoa ajudam a melhorar a memória e desenvolver a inteligência. Ácidos graxos também fazem parte dos aminoácidos que aparecerem.

quinoa como usar

Receitas com quinoa para emagrecer.

Certamente você já está mais familiarizado(a) com os benefícios da quinoa,bem como, as propriedades da semente para emagrecer. Portanto, acompanhe algumas dicas de receitas que podem ajudar a melhorar sua alimentação.

Suco de quinoa

Você vai precisar 1 banana, cerca de 10 morangos médios, 3 colheres (sopa de quinoa em flocos) e 10 colheres de suco natural de laranja. Muito simples e fácil o preparo. Primeiramente, junte tudo no liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea.

Legumes com Quinoa

A saber, consumir legumes com quinoa é bem comum em alguns lugares do país. Veja os ingredientes necessários para que você possa fazer em casa.

  • Meia xícara de cenoura ralada.
  • ½ Vagem cortada.
  • Meia xícara couve–flor cortada.
  • ½ picada.
  • 2 colheres de alho porró.
  • Meia colher de sal.
  • 1 xícara de quinoa.
  • Salsa picada a gosto.
  • Pimenta do reino a gosto.
  • Tomilho a gosto.
consumo da quinoa

Primeiramente, você precisará cozinhar a quinoa, a couve-flor e a vagem por 8 minutos. Em seguida, refogue com azeite todos os ingredinetes, adicione os temperos a gosto e pronto. Sirva quente como acompanhento de carnes e arroz branco.

Existem inúmeras receitas que levam a quinoa. Para dizer a verdade, nos últimos tempos a quinoa passou a ser um cereal muito consumido na mesa do brasileiro. Principalmente por aquelas pessoas que gostam de um corpo saudável e pretendem manter a boa forma.

Se o leitor procurar na internet, principalmente no Youtube por exemplo, vai encontrar uma infinidade de dicas do uso da quinoa na culinária. Minha mãe por exemplo, cozinha a quinoa junto com o arroz integral, fico delicioso, e a gente nem percebe. Quando ela faz tabule, a mesma coisa, sempre mistura no trigo um pouco de quinoa.

Por isso afirmo, a quinoa é muito versátil. Basta ser criativo e usar e abusar dela no dia a dia. Uma coisa é certa: seu corpo e sua saúde vão te agradecer por isso!

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