Quem disse que a pimenta dedo de moça é apenas um ingrediente saboroso para dar sabor aos pratos tradicionais? Errou! A tradicional pimenta vermelha, popularmente conhecida como dedo de moça, tem benefícios surpreendentes para a saúde. Bem como, é a melhor amiga de quem deseja perder peso. Isso porque, apesar de ser muito picante, ela é termogênica, acelera o metabolismo e se ele for preguiçoso, vai começar a funcionar. Outrossim, aumenta a salivação, estimula a secreção gástrica e promove a sensação de bem-estar após a ingestão, facilitando a digestão.
Além disso, o seu consumo eleva a temperatura do corpo aumentando o gasto calórico, pois é um termogênico natural. A pimenta também estimula a liberação de substâncias que diminuem o apetite e a presença da capsaicina previne o acúmulo de gordura na barriga. Como você pode ver, os benefícios positivos da pimenta dedo de moça, são muitos. Portanto, quero te convidar a continuar seguindo e lendo essa postagem, pois aqui vamos descobrir suas propriedades, como consumi-la e de que forma (em sementes ou pó por exemplo) podemos usá-la para acordar o metabolismo.
Leia também >> Dieta 72h ativa o metabolismo e ajuda a perder peso
Leia também >> Cravo da Índia, especiaria que ativa o metabolismo e elimina a gordura acumulada
Propriedades e benefícios da pimenta dedo de moça
A saber, estudos demonstraram que as propriedades e benefícios da pimenta malagueta aumentam a taxa metabólica basal. Ou seja, a quantidade de energia que o corpo precisa diariamente para realizar atividades normais. Além disso, tem um efeito vasodilatador. Isso porque, ajuda a manter a pressão arterial baixa. Bem como, é indicada para prevenir os riscos de doenças do sistema vascular. Por fim, existe uma hipótese, todavia não confirmada, que a pimenta-malagueta mobiliza as gorduras de armazenamento, com certa ação emagrecedora.
O mérito dessas propriedades deve-se principalmente à capsaicina, ou capsicina. A saber, esse ingrediente ativo contido na pimenta em quantidades varia de acordo com a espécie. Ou seja, dependendo da variedade encontramos maior concentração da capsaicina. Há determinadas variedades que o valor de capsaicina pode ser 15 x maior do que outra espécie e isso se aplica a pimenta dedo de moça. Outrossim, na pimenta dedo de moça, é possível isolar substâncias nitrogenadas, oleorresina, capsantina, quercetina, hesperidina, eridietrina, lecitina, vitaminas C, PP, B1, B2, K2, A, E, sais minerais, ácido malônico e citro flavonoides. Como podemos ver, ela é riquíssima de vitaminas, minerais e nutrientes que fazem muito bem a saúde.
Quando e como tomar pimenta
Devemos ter cuidado com as doses, tudo que é demais em vez de fazer bem, pode pôr fim fazer muito mal. Isso se aplica também ao caso da pimenta. Portanto, é necessário estabelecer uma quantidade ideal para cada organismo e isso significa não ultrapassar a média diária de 10-15 gramas por dia. Bem como, o uso excessivo de pimenta pode causar danos e até queimaduras. Bem como, a capsaicina é o principal ingrediente dos sprays de autodefesa. A regra principal deve ser a moderação. Pequenas quantidades, distribuídas regularmente ao longo do dia, podem ser ingeridas junto com as refeições. Outrossim, de preferência no início, ou seja, com o primeiro prato.
Quem tiver um café da manhã farto e variado pode consumir uma pequena quantidade de pimenta já pela manhã. No sanduíche comido no bar ou no prato de espaguete para quem tem mais tempo. A saber, basta uma boa borrifada de malagueta e com certeza ajuda o estômago vai funcionar melhor. Bem como, o intestino a se mobilizar, a corrente sanguínea a bombar melhor o sangue que vai diretamente para o fígado. Enfim, são muitos os benefícios positivos de quem consome a pimenta.
Dicas de como consumir
Por exemplo, há quem comece o dia com o Detox de Pimenta, e por que não? Se você está de dieta e pretende perder alguns quilos, com certeza esse detox é uma bomba contra a gordura acumulada. Bem como, vai ajudar muito a emagrecer. À noite, se comer alimentos sólidos, use a pimenta, mas evite usar em sopas quentes. Nessas condições, uma pitada de pimenta (em pó ou, se for a estação certa, picada na hora) ajuda o nosso corpo a funcionar da melhor forma. Obviamente, estamos falando de uma pitada, de 2 a 5 gramas.
A saber, a versatilidade da pimenta dedo de moça, é excelente. Isso porque, ela combina com tudo, desde pratos frios a quentes, carnes, legumes, e também no suco, por que não? Vai bem em molhos, salsas e peixes. Ela se esposa muito bem com tomate, berinjela, abobrinha ou pimenta doce e pimentões. E por aí vai, tudo que você precisa fazer, é usar a sua imaginação e desfrutar o máximo possível de todos os benefícios.
Receita bônus de Frango com pimenta – uma delícia!
Ingredientes
- 1 frango grande
- 400 g de tomates maduros
- 1 cebola, 2 pimentões vermelhos
- 1/2 taça de vinho branco
- 1 raminho de manjericão
- azeite de oliva extravirgem
- Pimenta dedo de moça
Modo de preparo
Primeiramente, limpe o frango, lave e corte em pedaços pequenos. Em seguida, em uma panela com azeite, refogue a cebola em rodelas finas. Adicione o frango e, mexendo, doure por alguns minutos. Posteriormente, junte o vinho branco e deixe evaporar, descasque os tomates (sirva-se mergulhando-os um pouco em água a ferver), retire as sementes e pique-as grosseiramente. Em seguida, adicione ao frango, temperando com a pimenta picada e o sal.
Por fim, mexa, tampe a panela e cozinhe (cerca de 1 hora) mantendo em fogo baixo e mexendo ocasionalmente. Antes de desligar tempere com o manjericão picado. Enfim, abafe por 10 minutos para que o gosto e o perfume do manjericão se espalhem e está pronto para ser servido! A receita rende 4 porções. O arroz branco e uma salada verde de agrião por exemplo, são ótimos acompanhados para esse prato, bom apetite!
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.