Pastel de vento doce, usando somente dois ingredientes, crocantes

massa frita ou pastel de vento crocante
Compartilhe esse post:

Leia também >> Pastel de feira: massa sequinha e crocante igual ao pastel da feira

Leia também >> Pastel assado no forno, o melhor pastel que tem, crocante e saudável

Mas, antigamente, a diversão era a família e fazer. Passar um café na hora e se sentar todos reunidos em volta da mesa. Horas conversando, sorrisos soltos e mesmo diante de tantas dificuldades, por alguns momentos a família esquecia e se levava pelo barulho crocante da massa frita. Tempo bom, essa que é a verdade. Infelizmente, não podemos voltar no tempo, mas podemos criar essas memórias e ao recriá-las com certeza, cuidaremos da própria saúde. Eu não compreendo bem por que, mas as pessoas se acomodaram a compra tudo pronto e se esquecem que tudo que é industrializado, leva muitos conservantes e substâncias aditivas. A receita de hoje por exemplo, é muito simples e fácil, poucos minutos está pronta e com um grande diferencial: sem conservantes.

Pastel de vento doce ou massa frita

Pesquisando na internet, não achei uma origem ou uma história para esse tipo de receita. Todavia, ela é feita praticamente no mundo inteiro. A saber, a base é sempre farinha e água fervendo, alguns adicionam sal e outros açúcar. Quando você quer pastel de vento doce, põe açúcar e quando não quer doce, põe sal e vira o pastel tradicional, basta rechear, muito simples. Algumas histórias afirmam que a massa é de origem chinesa, outros japonesa e tem ainda as versões inglesas, francesas e italianas. Particularmente, não acredito que exista uma origem para algo tão simples, porque desde a época de Jesus, se misturava água e farinha e se fazia pão. Portanto, a origem não importa, o que conta é ser gostoso e fazer a alegria de todos.

pastel de vento doce

Ingredientes

  • 700g de farinha
  • 1 copo (200ml) de água fervendo
  • Uma pitada de sal
  • Uma colher (sopa) de açúcar
  • Óleo para fritar

Preparo

Primeiramente, em uma tigela de vidro, acrescente o açúcar e o sal. Em seguida o copo de água fervendo e com a ajuda de uma colher, misture bem até que o açúcar e o sal estejam completamente dissolvidos. O mesmo copo americano que vou usar para medir a água, usarei para medir a farinha de trigo. Portanto, depois de ter dissolvido bem o sal e o açúcar, começo a agregar a farinha, adiciono um copo e misturo bem. Recomenda-se peneirar a farinha. Uma vez que já adicionou o primeiro copo e misturou bem, adicione o segundo copo de farinha. A partir desse momento, use suas mãos para misturar, porque com a colher vai ficar difícil. Observe que conforme você vai sovando a massa ainda está muito úmida, portanto, comece a agregar meio copo de farinha e vai sovando.

Uma dica importante, junto com a água fervendo, adicionei 1 colher de pinga. Esse é o segredo da massa, portanto, não esqueça. Outra dica importante, é uma massa de abrir e cortar, logo, fica difícil precisar a quantidade de farinha de trigo. Isso porque, cada marca de farinha tem um rendimento, isso depende muito do processo de fabricação e industrialização de cada farinha. Tem farinhas que são mais finas e mais úmidas, nesse caso, vai precisar talvez adicionar até 3 copos. Outrossim, tem farinhas mais secas que com dois copos, já dá o ponto de massa de abrir. O ponto, é quando a massa está macia, mas não gruda nas mãos e que você consegue abrir facilmente com o rolo.

Finalizando o pastel de vendo doce

Terminado de sovar bem a massa, deixe descansar por 15 minutos. Em seguida, polvilhe um pouco de farinha sobre sua bancada e com a ajuda do rolo abra toda a massa. Não tenha pressa, vai passando o rolo, abrindo aos poucos até que a massa fique fina, não pode ser grossa e nem fina demais, mas uma espessura de ½ centímetro está bom. Quando finalmente estiver completamente aberta e na forma de um quadrado, com a ajuda do cortador de massas, corte tiras de dois sentimentos e posteriormente, divida-as ao meio. Pegue uma frigideira, coloque duas xícaras de óleo e leve ao fogo para esquentar, depois basta fritar. Quando você jogar no óleo quente, a massa infla, como um balão, fica bem sequinha e crocante por fora. Passe um café e chame todos pra lanchar, bom apetito.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.