Farinha de maracujá, excelente para eliminar a gordura localizada


Certamente você como eu, passou boa parte do tempo acreditando que a polpa do maracujá rica em vitaminas. Sim, ela é, Todavia, são as suas cascas que possuem fito nutrientes importantes para nosso corpo e são eles que ajudam a emagrecer.

A polpa é saborosa, perfumada, rica em vitaminas, seu efeito é calmante e levemente adocicado. Outrossim, da polpa fazemos molhos, doces, bolos e nos países tropicais encontramos em sucos detox.

Mas como citamos anteriormente, é a casca que esconde benefícios surpreendentes. Bem como, é da casca que fazemos a farinha e usamos contra as gorduras localizadas.

Entre seus benefícios estão a prevenção e combate ao câncer. Suporte ao sistema imunológico, melhora na digestão. Saúde dos olhos, regulação da pressão, efeito calmante e até ajudar no emagrecimento. Hoje vamos te explicar como utilizar a casca do maracujá para ajudar a perder peso mais rapidamente.

O motivo da casca do maracujá ser excelente para emagrecer, é a pectina. Esse polissacarídeo, quando ingerido, vira um gel e forra o estômago, aumentando a sensação de saciedade.

Das cascas do maracujá podemos fazer o chá que é um regulador do apetite. Podemos torrar e fazer a farinha que va consumida em vários pratos. O segredo é consumir diariamente, para que assim o corpo comece a se habituar com as propriedades e elimine a gordura retida.

A farinha feita da casca do maracujá é rica em fibras e pode ser uma grande amiga do colesterol e da diabetes. Duas colheres ao dia, é suficiente para atingir a percapita diária de fibras que o nosso corpo precisa.


Além disso, a farinha tem boa concentração de pectina, ou seja, o que chega a 20% da necessidade diária, isso é excelente para quem precisa emagrecer.

Farinha de maracujá

Entre todas as farinhas nutricionais, a de maracujá é a pioneira.  Ela é feita a partir da parte branca da casca, que é a porção mais rica em nutrientes. Como a fibra pectina, a vitamina B3 (niacina), ferro, cálcio e fósforo.

Bem como, acredita-se que a maior parte desses nutrientes se preserve na preparação da farinha. O que dá a ela propriedades importantes para nossa saúde, como redução dos picos glicêmicos. E ainda por cima, ela naturalmente não contém glúten.

Outrossim, rica em potássio, tendo duas vezes mais do que o suco. Também contém mais vitamina B3 (niacina), ferro, cálcio e fósforo, nutrientes que se preservam quando ela é transformada em farinha.

A saber, no emagrecimento, promove saciedade e emagrece. Todas as fibras ajudam a promover a sensação de que se comeu o suficiente em uma refeição. Entretanto, as contidas na farinha de maracujá são especiais: é a pectina, uma fibra do tipo insolúvel.

Na verdade, sua maior função é absorver líquido e então se tornar um gel, capaz de reter por mais tempo o bolo alimentar no estômago e intestino. Dessa forma, se torna mais lenta a absorção dos nutrientes nele contidos. O resultado é a sensação de saciedade por mais tempo, evitando um maior consumo calórico.

farinha de maracuja

Previne o diabetes A redução dos picos glicêmicos e da produção de insulina é benéfica. Quando o hormônio produzido e liberado no corpo em grandes quantidades.


Alguns tecidos e órgãos começam a reduzir sua resposta a ele, sendo preciso mais insulina para armazenar a mesma quantia de glicose. Esse processo, quadro chamado de resistência a insulina, que se não revertido, pode evoluir para diabetes do tipo 2.

Veja como preparar a farinha

1. Primeiramente, lave bem o maracujá e corte-o ao meio para remover toda a polpa;

2. Em seguida, corte a casca em fatias bem finas;

3. Posteriormente, coloque-as em uma forma e leve ao forno em baixa temperatura para desidratar. Quando perceber que estão sequinhas, cerca de meia hora, retire e deixe esfriar;

4. Por fim, bata as cascas desidratadas no liquidificador e guarde em um pote bem fechado. A recomendação é que se consuma 3 colheres de sopa ao dia.

Como consumir a farinha

Você pode adicionar sobre as frutas, sobre as saladas e em molhos, carnes, sopas. Use a criatividade. Bem como, da farinha você também pode fazer o chá. Ferva uma xícara de água e dissolva a farinha de maracujá na água, ainda pode acrescentar cravo e canela para dar mais sabor a sua bebida.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.



Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!