Leia também >> 2 em 1 detergente brilha alumínio, o melhor produto que já fiz
Leia também >> Detergente perolado da roça, feito com limão caipira, muito eficaz
Detergente de limão e bicarbonato de sódio
Ingredientes
- 50 ml de óleo usado
- 1 colher (sopa) de soda caustica 99% dissolvida em 30 ml de água temperatura ambiente
- 50 ml de álcool etanol, mas pode ser aquele do mercado 96%
- 3 colheres (sopa) bicarbonato de sódio
- 1 colher (sopa) suco de limão natural
- 50ml de álcool, usei etanol
- 2 a 3 colheres de bicarbonato, em média
- 1 colher de sopa de limão
- 2 l de água temperatura ambiente + 250 ml de água fervendo
Preparo
Primeiramente, vamos entender algumas coisas importantes. O óleo de fritura usado precisa ser coado e estar bem limpinho e não pode ter resíduos de gordura animal. Portanto, para a receita ou você usa óleo limpo, visto que vai tão pouco ou usa óleo de fritura de batatinha. A soda caustica precisa ser aquela de boa qualidade, de preferência 99% de pureza, pois assim o seu detergente vai ficar excelente. O mesmo, vale para o álcool, escolha o etanol que é mais puro e mais potente, visto que o álcool tem um papel importante na limpeza dos utensílios e roupas. Por fim, use suco de limão espremido na hora. E a água vai variar de acordo com a consistência do detergente que você deseja. O corante, é opcional, eu estou usando corante verde porque nosso detergente é de limão.
Vamos a receita. Primeiramente, vamos começar misturando o óleo e o álcool. Jogue dentro do baldinho e com a ajuda de uma colher mexa bem. Em seguida, vamos adicionar a soda caustica que deve ser diluída antes de iniciar a receita. Bem como, não esqueça da luva, da máscara e dos óculos de acrílico para proteger os olhos. Uma vez que adicionou a soda tem que mexer por vários minutos seguidos, até ele começar a formar aquela nata por cima e dar o ponto de vela e outra, queremos que ele vire aquela pasta, então continue mexendo. Quando estiver nesse ponto de pasta, agregue o limão e continue mexendo. Por fim, acrescente os 250ml de água fervendo e continue mexendo.
Finalizando o detergente de limão e bicarbonato de sódio
A água quente vai diluir aquela pasta e começar a dar forma e consistência ao nosso detergente. Uma vez que a pasta já diluiu na água quente é hora de começar adicionar a água fria. Portanto, primeiro vamos adicionar 1,5 l de água temperatura ambiente e continuar mexendo. No restante da água, que são 500ml vou diluir as três colheres de bicarbonato de sódio. Atenção: essa passagem é importante, o bicarbonato de sódio precisa diluir por completo, a água no caso, precisa ficar transparente. Em seguida, comece a agregar o bicarbonato no restante da mistura e sempre mexendo sem parar. Enfim, adicione o corante, termine de misturar e agora ele precisa repousar para esfriar e curar.
No dia seguinte, depois de 1 ou 2 dias de repouso, seu detergente estará frio e bem consistente. Bem como, pronto para ser utilizado. Esse detergente fica tão bom que pode ser utilizado dentro de casa como multiuso, ele serve pra tudo. A saber, espuma bastante, remove com facilidade toda a gordura, dá brilho ao alumínio, excelente para lavar banheiro, cozinha, quintal. Ainda, excelente para lavar toalhas de mesa, guardanapos de tecido e panos de pratos, fica tudo bem limpinho e para pôr na máquina de lavar, excelente. Uma vizinha minha, no final da receita agregou 500 ml de detergente de limão comprado e + 500 ml de água, no final a receita rendeu 3,5 l. Posso dizer que ficou uma detergente espetacular, com uma gota lavamos muitas louças e rendeu 3 x mais do que aquele comprado.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.