A erva cidreira é a estrela do chá para ativar a memória. Isso mesmo que você leu. Isso porque, o chá de cidreira tem efeito calmante e relaxante, quando uma pessoa sobre de estresse, ansiedade e até mesmo de depressão. A saber, os primeiros sintomas desse processo, são: cansaço físico e mental. Dentro do cansaço mental, o sistema nervoso fica mais lento e apresentar dificuldade de concentração e de memória. Cansaço emocional, aqui entra a ansiedade, que em alguns casos, devora uma pessoa por dentro, provocando crises de insônia, palpitações e outros desconfortos.
Leia também >> Alecrim e melissa, juntos combatem a ansiedade e o estresse
Leia também >> 5 chás que aliviam o estresse, combatem a ansiedade e a insônia
Em poucas palavras, um organismo agitado, estressado, cansado, vai afetar todos os segmentos do corpo, despertando situações constrangedores e exaustivas. Quando uma pessoa por exemplo, está esgotada mentalmente, passa a dormir mal. Metabolizar mal, os órgãos entram em sofrimento. E os primeiros segmentos afetados é o sistema nervoso central, em seguida vem o metabolismo e por fim a digestão. Por isso, que quando uma pessoa entra em crise com seu sistema nervoso e emocional, o organismo começa a cumular peso e desencadeia uma série de desconfortos para todo o corpo.
Ansiedade e depressão
Vai e vem estamos sempre falando aqui no site sobre elas. A saber, elas são doenças silenciosas e atualmente são as que mais fazem vítimas nos quatro cantos do mundo. Infelizmente elas podem prejudicar toda a nossa vida, incluindo o rendimento no trabalho, relacionamentos, esportes, enfim, toda as nossas atividades do dia a dia. Por isso, o primeiro passo para ficar livre delas, é reconhecer o problema e procurar um bom tratamento. Nesta matéria, vamos ensinar dois excelentes tratamentos naturais para a depressão e a ansiedade. A saber, uma vez controladas, vamos ter uma vida mais leve, livre de estresse, de ansiedade e sem problemas de memória.
Chá para ativar a memória e espantar a ansiedade
O primeiro tratamento e um dos mais eficazes no âmbito natural, é aquele feito a partir da erva-cidreira. Em algumas regiões do Brasil conhecida como melissa. Dentro as propriedades extraordinárias da erva-cidreira, encontramos aquelas calmantes que atua no relaxamento do sistema nervoso e muscular. Bem como, possui ação relaxante, atuando em casos de tensão nervosa, ansiedade, insônia, irritabilidade, enxaqueca e vertigens. Para completar com chave de ouro, a erva-cidreira também age no sistema digestivo. A saber, ela é ótima nos casos de cólicas intestinais e de outros distúrbios gástricos. Enfim, alivia cólicas menstruais, tosses e febres.
Outrossim, a erva-cidreira também é um bom analgésico e pode aliviar dores de cabeça. Espantar a enxaqueca, melhorar o humor e muitos mais. Ademais, há muitos trabalhos científicos sobre a erva-cidreira, também conhecida como melissa. A maioria desses trabalhos demonstrou que a erva-cidreira apresenta efeitos ansiolíticos em condições de estresse de leve a moderado. O bom é que, diferentemente dos calmantes sintéticos, a planta não interfere em atividades como dirigir e, por isso, pode ser ingerida a qualquer hora. Por fim, não há contraindicações, desde que se respeite a dose máxima desse chá: até quatro xícaras por dia. A melhor parte, é que essa planta é de fácil cultivo e encontramos ela em qualquer lugar.
Receita do chá para ativar a memória
Ingredientes
- 1 colher (sobremesa) de folhas e ramos de erva-cidreira picados
- 1 xícara (chá) de água
Modo de preparo
Ferva a água, desligue o fogo e coloque as folhas e ramos de erva cidreira. Em seguida, tampe e deixe-o abafado por dez minutos. Recomenda-se consumir o chá quando for feito, pois assim, absorve-se todas as propriedades medicinais e terapêuticas da planta. Recomenda-se ainda, tomar uma xícara todos os dias, 30 minutos antes de dormir. O efeito calmante do chá é imediato, ajuda a dormir bem e ter lindos sonhos.
Outra dica que funciona muito bem, é o chá de alecrim e maracujá, dois poderosos antidepressivos naturais. A saber, é muito simples de preparar este chá. Ferva uma xícara de água. Em seguida, acrescente uma colher (sobremesa) das folhas de maracujá (vende em lojas de produtos naturais) ou da polpa da fruta (com semente e tudo) e uma colher (sobremesa) de alecrim (pode ser fresco ou seco). Tampe a panela para abafar e fazer a infusão, espere uns 15 minutos, coe e tome o chá. Recomenda-se consumir o chá de maracujá no máximo três xícaras por dia.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.