Benefícios do consumo da água de melissa
A água da melissa, como falamos anteriormente, é um remédio, indicado para problemas intestinais, e para problemas do sistema nervoso, como ânsia, depressão, estresse cotidiano. Seus efeitos calmantes e sedativos, agem de forma importante no sistema nervoso, também na musculatura e infecções estomacais e intestinais. Seu chá é muito indicado para quem sobre de insônia, pois estudos comprovaram que o consumo frequente da erva, acalma e tranquiliza, promovendo assim, uma noite tranquila de sono. Suas propriedades naturais sedativas e ansiolíticas, ajudam a combater o estresse e a insônia de forma natural. Confira abaixo, 10 benefícios do consumo da água de melissa
1. Reduz o risco de desenvolver Alzheimer e demência
Foi descoberto que os óleos essenciais liberados ao mastigar as folhas desta planta ajudam a estimular o funcionamento da memória, prolongar a concentração e capacidade de atenção em pacientes que sofrem de Alzheimer, bem como reduzir os sintomas mais extremos da demência.
2. Tratamento para herpes e outros efeitos antivirais
A melissa contém polifenóis que são benéficos para o tratamento das lesões causadas por herpes. Além disso, diversas pesquisas demonstraram que o consumo regular desta planta está associado a uma redução na frequência do surgimento das lesões.
3. Para a limpeza da pele
A infusão à base de melissa pode ser utilizada para limpar a pele. Coloque um punhado de folhas de melissa em um recipiente com 4 xícaras de água fervendo. Depois que a infusão estiver fria, aplique-a sobre o rosto, fazendo uma massagem suave. Para finalizar, enxágue com água fria.
4. Tratamento para ansiedade e insônia
O consumo regular desta planta tem demonstrado eficácia no tratamento da ansiedade, estresse e problemas para dormir. De fato, pesquisas indicam que suas propriedades têm a mesma eficácia dos medicamentos prescritos para tratar estes problemas. As substâncias químicas liberadas pelas folhas de melissa ao serem mastigadas possuem propriedades calmantes e benéficas à saúde. O governo da Alemanha aprovou o uso desta planta no tratamento dos transtornos do sono.
5. Alívio para dor de cabeça
As propriedades calmantes da melissa são ideais para combater as dores de cabeça, especialmente quando consumida em forma de infusão. Portanto, na próxima vez em que você sentir dor de cabeça, experimente substituir o analgésico pelo chá de melissa.