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Unhas frágeis e quebradiças, por que acontece isso?

Atualmente cuidar das unhas virou uma epidemia, principalmente para as mulheres. No mercado cosmético você encontra esmaltes fortalecedores, vitaminas, bases a base de cálcio, de minerais, óleos nutrientes para a cutícula e entre tantos outros produtos. Mas o que pouca gente sabe, é que quando as unhas começam a quebrar é um sinal de que algo vai mal, ou seja, existe a carência de algo no seu corpo, que pode provocar esse problema.

O manganês é um mineral essencial para o nosso corpo que está envolvido em processos como a cicatrização de feridas ou o metabolismo dos hidratos de carbono.

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Para além disso, ele contribui para a absorção de vitaminas, incluindo as vitaminas B e C, que promovem a saúde do cérebro e protegem contra o câncer, respectivamente. Esse mineral também tem propriedades antioxidantes e é essencial para a formação óssea.

A falta de manganês causa vários problemas de saúde como vômitos e tonturas. Mas, em casos mais graves, pode causar paralisia, perda de visão ou de audição. Um dos sintomas mais visíveis desta deficiência é a fragilidade das unhas e perda de cabelo repentina.

Para evitar esses perigos, e desfrutar de unhas fortes e cabelos perfeitos, você deve ter em sua dieta os seguintes alimentos:

– Frutos do mar, mariscos e peixes.

São uma fonte saudável de vitamina B, aminoácidos essenciais e ômega 3, para além de serem ricos em manganês.

– Frutos secos.

As avelãs, nozes e os outros frutos secos estão entre as mais importantes fontes desse importante mineral. Eles proporcionam ainda bons níveis de fibras, vitamina E, cobre e magnésio.

– Espinafres.

Popeye sabia muito bem o que estava comendo. Apenas uma xícara de espinafre contém manganês e seis vezes a quantidade diária necessária da vitamina A e K.

– Sementes e cereais.

O arroz integral, aveia, sementes de trigo, milho ou quinoa são ótimas fontes desse precioso mineral. Estes cereais também ajudam a prevenir a diabetes tipo 2 e certas doenças cardiovasculares.

– Tofu.

O tofu é uma grande fonte de manganês, cálcio, cobre, ferro e ômega 3.

– Legumes.

Eles não podem faltar na nossa dieta. Frescos ou em conserva, eles vão nos ajudar a manter um nível ótimo de manganês, fibras, vitamina C e magnésio.

– Chá preto.

Uma boa infusão de chá preto é uma das maneiras mais fáceis de desfrutar de um suprimento extra de energia, e repor nossos níveis desse importante mineral.

Se essa matéria te ajudou, compartilhe com seus amigos, muitas pessoas sofrem da carência do manganês e nem sequer sabem.

Fonte: Tronya

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