Pages Navigation Menu

Portal de saúde e nutrição dedicado especialmente para aqueles que desejam emagrecer fazendo reeducação alimentar.

Planta milagrosa cura infecções, limpa os pulmões e tantos outros benefícios

A planta que vamos falar hoje, é conhecido como milagrosa, ela é sem duvida a erva medicinal mais poderosa que existe, mas infelizmente, muitos não a conhecem e nem sabem do seu poder curativo.

Ela se chama tanchagem é uma erva cujo nome científico é Plantago Major. Trata-se de uma planta rasteira, pertencente ao grupo familiar das plantaginaceas, também conhecida popularmente pelos nomes, tanchagem, erva-de-ovelha, acata, caraja, tanchagem-terrestre.

O chá feito da tanchagem é muito benéfico para a saúde, e é também um dos chás mais utilizados em todo o mundo para tratar infecções. O chá feito dessa planta é utilizado como cicatrizante, para combater diarreia, problemas gastrointestinais, desinflama os gânglios, derrete o catarro acumulado nos brônquios estimulando inclusive a limpeza dos mesmos, expurgando todo o catarro acumulado. Também é recomendado para infecções bucal e garganta.

Beneficios e Propriedades da Tanchagem

Propriedades da Tanchagem

As propriedades da Tanchagem incluem sua ação antibacteriana, adstringente, desintoxicante, expectorante, analgésica, anti-inflamatória, cicatrizante, depurativa, descongestionante, digestiva, diurética, tônica, sedativa e laxativa.

Modo de uso da Tanchagem

A parte usada da Tanchagem são suas folhas para fazer chá, cataplasmas ou para temperar algumas comidas, por exemplo.

  • Chá para resfriado e gripe: colocar 20 g de folhas de tanchagem em um 1 litro de água fervente e deixar repousar por cerca de 3 minutos. Deixar amornar, coar e beber até 3 xícaras por dia.
  • Cataplasma para feridas: Aplicar as folhas amassadas sobre as feridas por 10 minutos e trocá-las a seguir. Aplicar 3 vezes ao dia.

Contraindicações

Na gestação; quando há problemas de constipação e fezes ressecadas; também pode causar alergia devido ao pólen; existem casos relatados de choque anafilático por causa do uso das sementes de tanchagem. Pode causar arritmia e parada cardíaca.

Informações e curiosidades sobre a Tanchagem

  • Existem mais de 200 espécies pelo mundo. Além de nosso país, Estados Unidos e Índia são outros grandes consumidores do chá de tanchagem.
  • É uma planta rasteira que veio da Europa e cresce espontaneamente por aqui, principalmente em áreas úmidas e de clima temperado.
  • Entre nós, a planta é utilizada especialmente devido a suas propriedades diurética, antidiarreica, expectorante, hemostática e cicatrizante.
  • A tanchagem pertence à família das plantagináceas, sendo conhecida popularmente também como erva-de-ovelha, carrajá, acatá e tanchagem-terrestre.
  • Folhas jovens da tanchagem servem de ingrediente para saladas e refogados.
  • O chá de tanchagem é usado para combater doenças como estomatite, faringite, bronquite crônica e amigdalite, entre outras infecções das vias respiratórias superiores.
  • Casos de úlceras pépticas, irritações nos olhos, diarreia, picadas de insetos, queimaduras na pele, acne e prisão de ventre podem ser tratados com as flores e/ou sementes da planta.
  • Flores e sementes de tanchagem são empregadas contra conjuntivite e irritações nos olhos causadas por traumatismos.
  • Há também quem utilize o chá de tanchagem como coadjuvante na tentativa de parar de fumar ou para aliviar os sintomas da TPM, a Tensão Pré-Menstrual.

A tanchagem tem sido muito utilizada no emagrecimento, isso em função das suas propriedades laxativas e também pelo fato de ser diurética. Para os amantes da dieta, a erva é uma inovação no quesito eliminar toxinas e perder peso, pois atua com eficácia no que diz respeito a depuração do organismo.

 

Fonte de pesquisa e apoio: Benefícios da Tanchagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: