Pages Navigation Menu

Portal de saúde e nutrição dedicado especialmente para aqueles que desejam emagrecer fazendo reeducação alimentar.

Como escolher a melhor dieta

Quem vive em busca de novas dietas para perder peso deve saber identificar aquelas que realmente podem ajudar das que, por serem muito restritivas, até podem prejudicar a sua saúde. Isso acontece quando a dieta tem um grande déficit calórico, ou seja, a quantidade de calorias totais ingeridas por dia é muito baixa.

A questão é que cada um tem necessidades nutricionais específicas, que variam de acordo com as atividades que desempenha. Por isso, dietas da moda, divulgadas por celebridades, que prometem milagres e são radicais não são viáveis, porque não combinam com todos os organismos.

Além disso, dietas muito restritivas costumam fazer com que as pessoas comam pouco demais, o que leva à ansiedade, que dá mais vontade de comer. Ou seja, entrar numa dessas pode ser uma fria, a não ser que aquela quantia de calorias diárias seja suficiente para você. Mesmo assim, é preciso estar atenta à variedade de alimentos que elas incluem.

Qual-é-a-melhor-dieta

Nas dietas prontas, com cardápio para sete dias ou mais, são listados os alimentos e nem sempre existe muita variedade. Porém, a melhor dieta é aquela que todos os alimentos saudáveis estão presentes. Também é preciso levar em consideração o seu orçamento e dar preferência aos vegetais da época e que sejam cultivados na sua região.

Dietas que destacam um alimento

Muitas dietas da moda dão destaque a um determinado tipo de alimento, como o leite, os ovos, a aveia, o suco de alguma fruta, etc. Todos esses alimentos e outros que ganham mais espaço em uma dieta são saudáveis e importantes, mas não devem ser ingerido em excesso.

Em geral, na lista do cardápio diário o alimento aparece várias vezes por dia e isso não tem problema, desde que os demais não sejam esquecidos. Nem sempre fica claro que o melhor é uma alimentação equilibrada, ou seja, com uma variedade grande de alimentos, para que todos sejam consumidos de modo equilibrado.

Dietas para quem possui restrições alimentares

Algumas pessoas realmente devem restringir a sua alimentação quando possuem alergia a alguns alimentos. O mesmo serve a quem prefere não consumir alimentos de origem animal. Mas quando você não se insere em algum desses grupos e outros, o melhor mesmo é comer alimentos que pertencem a todos os grupos alimentares.

Com isso, as chances de ter uma boa saúde e qualidade de vida são maiores, porque todos os nutrientes serão ingeridos. Por isso mesmo, não raro quem tem uma dieta com restrições devem consumir suplementos alimentares para evitar deficiências nutricionais que possa ter.

Dietas para perder peso rápido

Há também as dietas indicadas a quem precisa perder alguns quilinhos em pouco tempo, seja para entrar no vestido para uma festa, seja por outro motivo especial. Nesse caso, existem algumas dicas específicas, porém, ficar sem comer não é uma delas. Mesmo um dia sem comer de forma adequada pode trazer consequências para a sua saúde.

Dessa forma, o melhor é ingerir mais frutas, verduras e legumes, porque eles são diuréticos e combatem à retenção de líquidos. Isso não ajuda a queimar gorduras, mas reduz o inchaço, inclusive, da cintura. Outra dica é cortar os doces e os alimentos ricos em sal, já que ele também favorece o acúmulo de líquidos.

Reeducação alimentar para emagrecer

Comer de tudo, mas com moderação, até mesmo o doce que você mais gosta é o slogan da reeducação alimentar. Esse método de emagrecimento ensina a comer de forma inteligente, de modo que se possa perder peso sem sacrifícios. Os resultados podem demorar um pouco mais a aparecer, por outro lado, são duradouros.

Uma recomendação muito importante é reduzir o consumo de produtos industrializados, porque eles são ricos em açúcar, sal e gorduras ruins, bem como aditivos químicos. E mais, possuem calorias vazias, ou seja, não são alimentos nutritivos.

Redatora Paula Cassandra Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: