Pages Navigation Menu

Portal de saúde e nutrição dedicado especialmente para aqueles que desejam emagrecer fazendo reeducação alimentar.

Bebidas energéticas: quais são as melhores e como elas ajudam a emagrecer?

Fazer dieta, treinar com afinco ou manter uma rotina saudável não são coisas fáceis de serem feitas e quando estamos tentando emagrecer as coisas ficam ainda mais difíceis.

Com as obrigações diárias, e a correria do dia a dia acabamos tentando energizar o organismo com alimentos que, nem sempre, são as melhores opções.

A grande maioria das bebidas energéticas industrializadas carrega em sua fórmula, além dos componentes saudáveis, muita química que visa a conservação ou o realce do sabor.

Ambas as coisas são importantes, mas são secundárias: o mais importante em uma bebida energética é o balanceamento entre hidratação e fornecimento de energia para manter o metabolismo equilibrado e o equilíbrio hidroeletrolítico.

Cha verde e hibisco

Além disso, o excesso de cafeína, açúcar levam a problemas de saúde como:

  • Irritabilidade;
  • Agitação;
  • Problemas para dormir.

E instabilidade do sistema cardíaco, dentre outros males.

Obter quantidade certa de energia que o corpo precisa é essencial para o processo de perda de peso.

Ao consumir bebidas energéticas muito calóricas você ganhará peso e se consumir uma quantidade muito baixa você emagrecerá (perderá peso) mas sairá da dieta em algum momento (ou ficará doente).

Além, disso o excesso de açúcares pode ter o famoso efeito sugar crash, que é um pico de glicemia seguido por uma forte exaustão.

E isso é exatamente o oposto do que buscamos para nossos treinos ou para nosso dia a dia, concorda?

Pensando na sua saúde, vamos propor a você três receitas de bebidas energéticas naturais, fáceis de preparar e muito saborosas! Confira!

 Smoothie de Água de Coco

A água de coco é reconhecidamente um excelente alimento para hidratação.  Além de ser rica em potássio é muito nutritiva e possui uma quantidade pequena de calorias.

Este balanceamento entre calorias e elementos nutritivos faz com que esta bebida auxilie a perda de peso de forma saudável, através de uma dieta rica em nutrientes que fornece ao corpo tudo que ele precisa.

agua-de-coco-beneficios

Para fazer seu smoothie utilize 250 ml de água de coco (de preferência sem ser em caixa) e adicione meia banana congelada (para dar consistência), meia laranja e algumas pedra de gelo.

Basta bater no liquidificador e pronto! Além de uma bebida deliciosa você terá uma dosagem extra de energia para seu dia ou rotina de exercícios.

Você pode turbinar seu smoothie energético adicionando mel ou leite de coco.

Shot de Energia

Se você já está hidratado e só precisa de uma forcinha para aguentar o tranco, nada melhor do que uma pequena dose de saúde e energia.

Este shot leva 2 saquinhos de chá verde, 1 saquinho de passion tea (chá a base de hibisco, casca de laranja, canela e outros ingredientes), 60 mililitros de água, 1 colher de suco de limão puro e uma pitada de pimenta cayena.

O modo de preparo é simples: prepare os chás normalmente, e quando estiverem prontos, adicione os outros ingredientes. Espere a mistura esfriar e leve ao freezer por 30 minutos.

Depois é só tomar o shot e seguir o dia com muito mais energia saudável. Ah, e se você sentir falta do sabor doce das bebidas industrializadas, adicione uma colher de mel ou adoçante a gosto.

Super Suco de Abacaxi

O abacaxi é um fruto nutritivo rico em carboidratos, vitaminas e minerais, além de delicioso para ser consumido em pedaços, o suco é uma delícia e muito fácil de preparar, veja:

  • Bata 5 fatias grossas de abacaxi (certifique-se de que ele está doce e não muito ácido) com uma colher de chá de gengibre bem ralado;
  • Depois de processada a mistura, adicione 200 ml de água de coco e açúcar (demerara). Para adicionar frescor, adicione algumas folhas de hortelã e uma pitada de pimenta.

Sua composição além de dar energia contribui para o melhor funcionamento dos rins e trato intestinal, coisas que ajudam a emagrecer.

suco ou cha de abacaxi

Além disso o gengibre e a pimenta são termogênicos e auxiliam a drenagem de líquidos e o processo de perda de peso.

Industrializados, mas muito mais saudáveis do que os famosos

Embora ainda não tão comuns no Brasil, existem várias bebidas industrializadas muito mais saudáveis do que as marcas famosas, inclusive elaboradas através de pesquisa científica.

Elas são baseadas em ingredientes naturais, contém menos aditivos (ou nenhum) e utilizam recursos como a Ilex Guayusa, uma planta amazônica cultivada de forma sustentável ou variações de chá verde.

As composições são sempre balanceadas em cafeína (e outros estimulantes naturais) e ricas em polifenóis (antioxidantes), além de serem muito saborosas.

Vamos torcer para a variedade que existe no exterior chegue logo aqui!

Invente a sua!

Não tenha medo de tentar novas opções de mistura. Tente criar novos sabores e fazer combinações não convencionais: pode dar certo (e até virar negócio).

Mas, antes de sair misturando tudo e deixar sua criatividade criar as mais exóticas bebidas energéticas, lembre-se de sempre pesquisar a composição dos ingredientes e suas principais propriedades e funções.

Assim, você não corre o risco de criar fórmulas desbalanceadas que não ajudam no desempenho ou acabam fazendo você engordar.

 

Redatora Juliana Kappel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: