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5 Alimentos que provocam saciedade e controlam o apetite

A rotina para perder peso com saúde fica mais fácil quando se consome alimentos que provocam saciedade e diminuem a vontade de comer doces e beliscar guloseimas.

Uma das maiores dificuldades enfrentadas por quem está em busca de uma nova forma física é o controle do apetite. A dinâmica do mundo moderno e as dificuldades do dia a dia aumentam a ansiedade, e, por consequência, a vontade de buscar os prazeres da gula.

Neste artigo você vai conhecer 5 alimentos poderosos com a capacidade de saciar e fazer com que você coma menos, mesmo nos dias em que você sentir os efeitos do estresse e da inquietação.

 

 

1. Linhaça

A linhaça é uma das melhores sementes comestíveis por conta das suas propriedades valiosas no processo de emagrecimento e na manutenção da saúde em geral.

Quando colocada em água, a linhaça produz uma espécie de gel, que, ao ser ingerido, ocupa espaço no estômago por algumas horas, aumentando a sensação de saciedade. Além disso, a semente possui um alto teor de fibras, que também ajuda a preencher o estômago por um bom tempo.

Outra característica da linhaça que faz dela uma ótima opção para controlar o apetite é a sua alta concentração de ômega 3. Essa gordura boa é um ingrediente fundamental para o bom funcionamento das nossas funções mentais, inclusive na diminuição da fome por compulsão.

O consumo recomendado de linhaça por dia é de 1 a 2 colheres rasas de sopa, que você pode incluir em sucos, sopas, pães e molhos.

2. Chá verde

 O chá verde também é uma excelente opção para saciar a fome e acelerar a perda de peso. A planta Camellia sinensis é um dos ingredientes preferidos por quem está em processo de emagrecimento, e não é para menos.

Essa bebida possui uma grande quantidade de substâncias que auxiliam na manutenção da glicose e na diminuição de alguns hormônios, principalmente da leptina, que é uma das substâncias responsáveis pela sensação de fome.

Além disso, a alta concentração de catequinas faz com que o metabolismo fique mais acelerado, aumentando a queima de gordura e diminuindo o colesterol.

Para obter os benefícios do chá verde no emagrecimento e na saciedade, é aconselhado ingerir 2 ou 3 xícaras da bebida por dia.

3. Salmão

 Alguns peixes são grandes aliados de quem busca diminuir as medidas corporais, podemos destacar, dentre eles, o salmão.

Esse peixe é praticamente pura proteína e também possui uma grande quantidade de gorduras saudáveis, como o ômega 3 e o ômega 6. Ou seja, é um alimento que não fornece energia, o que é uma ótima opção para a sua dieta.

Além de ser uma ótima fonte de aminoácidos e diminuir o colesterol, o salmão também ajuda no controle do apetite não só por conta do ômega 3, como também das fibras da sua carne, que são de digestão lenta.

Para aproveitar as propriedades do salmão na sua dieta e ter uma vida mais saudável, recomenda-se comer uma posta pelo menos 2 vezes por semana.

 4. Aveia 

Um dos cereais mais consumidos do mundo, a aveia é uma velha conhecida de quem busca emagrecer com saúde. Do mingau da vovó ao shake da dieta, ela vai bem em qualquer hora do dia.

O grande diferencial da aveia é a sua alta concentração de fibras que provocam saciedade por um tempo considerável, algo entre 4 e 5 horas após a sua ingestão. Outro grande benefício dessas fibras é a inibição da absorção de gordura pelo organismo.

A variedade de nutrientes da aveia é outro fator que ajuda no controle do apetite, já que fornece diversas vitaminas e minerais essenciais para manter o organismo em perfeito funcionamento, o que diminui a compulsão alimentar.

O consumo ideal de aveia é de 2 ou 3 colheres cheias de sopa por dia. Pode ser consumida em iogurtes, sopas, mingau, shakes e biscoitos caseiros.

5. Goiaba

 As frutas são grandes aliadas na maioria das dietas para perder peso porque possuem poucas calorias e uma boa quantidade de nutrientes essenciais.

Dentre as melhores opções para emagrecer está a saborosa e polpuda goiaba, pois ela tem excelentes propriedades como o controle do apetite e da glicemia. Outro dado importante sobre essa fruta é a sua quantidade de calorias: apenas 52 por 100 gramas de polpa.

A saciedade que a goiaba produz se deve a dois fatores. Um deles é a sua grande quantidade de fibras (cada 100 gramas da fruta pode conter até 7 gramas de fibras). Outro fator é a sua qualidade glicêmica, ou seja, a goiaba libera glicose de forma lenta, o que diminui a fome e a vontade de comer doces.

Você pode consumir goiaba à vontade, por ser uma fruta com baixa caloria e pouca frutose. Experimente variar com sucos e até mesmo em molhos e saladas.

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Redatora Natália Luz

 

 

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