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10 melhores frutas do mundo

Sabemos que as frutas e as verduras em geral, são os alimentos mais saudáveis que existem, além de possuir um valor nutricional, e não causarem efeitos colaterais, eles possuem um papel fundamental na nossa saúde, que é aquele de nutrir, fortalecer e restituir ao nosso organismo as vitaminas e os sais minerais necessários para nossa dieta jornaleira. Nutricionistas e espertos da área de nutrição, depois de pesquisas aprofundadas, individualizaram as 10 frutas mais saudáveis e mais nutritivas de todo o mundo, as quais, do ponto de vista nutricional, não deveriam faltar em nossas mesas,  veja logo abaixo quais são:

 

10 frutas mais saudaveis

 

DAMASCO:  possui betacaroteno, que sendo transformado em vitamina A  pelo nosso organismo,  ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, principalmente os de pele. O damasco seco é um antioxidante que ajuda a prevenir problemas de intestino. Também possui quantidades significativas de boro, potássio e ferro.


ABACATE: possui ácido oléico, uma gordura insaturada que ajuda na redução do colesterol ruim (LDL) e a aumentar os níveis de colesterol bom (HDL). Porém deve ser consumido com moderação por ter alta quantidade de calorias. Também possui vitamina C, ferro e cálcio.


FRAMBOESA: possui grande quantidade de vitamina C e fibras, que ajudam baixar os níveis de colesterol e prevenir doenças cardíacas. Também possui vitamina A, B1 e B5.


TOMATE: Para quem não sabe, tomate é uma fruta, por mais que a gente o coma como salada. Ele é rico em licopeno, uma substância funcional que ajuda a prevenir câncer de próstata, de bexiga, estômago e cólon, por se tratar de um potente antioxidante. Também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e na diminuição do colesterol ruim. Além disso, é rico em vitaminas A e B, fósforo, cálcio e potássio.


UVA: As uvas são ótima fonte de energia, pois possuem em sua composição grande quantidade de carboidratos e vitaminas do complexo C e B. Elas ajuda melhorando o funcionamento dos rins, são eficaz contra enfermidades do intestino, abdome, fígado e também estimulam as funções cardíacas. Mesmo quando consumidas em formas de passas, são também, uma ótima fonte de ferro que auxilia no transporte de oxigênio no sangue, além de ser eficazes contra tosses crônicas e desinterias.

 

FIGO: são fonte de potássio, fibras e também vitamina B6, que ajuda na produção de serotonina, reduz o colesterol e diminui a retenção de líquidos. Ainda é energético, pois possui também cálcio, cobre, potássio, magnésio e sódio na sua composição.

 

LIMÃO: possui boa quantidade de vitamina C, bioflavonóides e ácido cítrico, e por isso é um ótimo remédio para a cura do escorbuto, além de ser eficaz contra estresse, fadiga, dor de cabeça, alergias e até alguns tipos de câncer.

 

MAÇÃ: As maçãs possuem altas quantidades de vitamina C, E e do complexo B além de fibras e potássio. Elas atuam fazendo uma proteção na mucosa digestiva, também regulam o sistema nervoso, previnem problemas de pele e fadiga mental. Não bastando tudo isso a maçã também ajuda no tratamento de reumatismo, gota e artrite e ainda a diminuir a taxa de colesterol no sangue.

 

MANGA: apresenta altas taxas de betacaroteno, carboidratos, vitaminas do complexo B, cálcio, potássio, fósforo, ferro e vitamina C. É excelente para combater a acidez estomacal, é expectorante, ajuda na purificação do sangue e é diurética.

 

MELÃO: Os melões possuem alto teor de betacaroteno, vitamina C e do complexo B. Ainda tem fibras, fósforo, cálcio, enxofre, cobre, ferro e potássio, por causa desse último elemento ele é indicado para cardíacos que precisam tomar remédios diuréticos, para quem está com hepatite, cálculos e cirrose hepática. É benéfico no tratamento de reumatismo, prisão de ventre, é calmante, fortificante e anticoagulante. Nas mulheres ele ajuda na normalização da menstruação e melhora a circulação.

 

Cuide bem de você, da sua saúde, do seu corpo, se o seu objetivo é emagrecer, ou ganhar mais qualidade de vida, inclua frutas no seu cardápio, substitua refrigerantes por sucos naturais, ou de preferência para comer a fruta. Nos lanche, inclua uma fruta pequena, alternando as qualidades e desfrute do prazer de ter maior bem-estar.

 

 

Fonte de pesquisa e apoio

Medicina Alternativa de A a Z, Editora Natureza, 2004, Carlos do Nascimento Stelmmn.

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